FANDOM

Torneio Norte-Nordeste foi uma competição de futebol realizada entre 1968 e 1970. Em 1968 e 1969, foi disputado exclusivamente pelo campeão do Torneio do Norte e do Torneio do Nordeste.

Em 1967 antes do Torneio Norte-Nordeste ser criado em 1968 era o Torneio Hexagonal Norte-Nordeste que teve apenas uma edição e foi organizado no sistema de pontos corridos e teve a participação de seis times sendo quatro da região do nordeste e dois da região do norte e os seis times se enfrentariam em jogos de ida e volta ao fim desses confrontos seria o campeão o primeiro colocado no grupo de classificação.

Na primeira edição, em 1968, o certame reuniu campeões de vices de diversos estados dessas regiões. Nas outras duas edições, não houve critérios para participação.

Em 1970 ano em que o Fast Clube de Manaus e o Sport de Recife foram campeões, o torneio foi disputado num quadrangular envolvendo 4 clubes.

Em 1971 seria realizada a quarta edição do Torneio, mas com o início do Campeonato Brasileiro, que contou com a participação alguns dos mais importantes clubes do Nordeste, a 4ª edição do Torneio Norte-Nordeste foi rebatizada de Campeonato Nacional Norte-Nordeste de 1971.

A competição Regional recebeu a denominação de "Nacional Norte-Nordeste" para agregar os clubes das duas Regiões, que não estavam na disputa da divisão de elite do Campeonato Nacional . Dando ao campeão Norte-Nordeste de 1971 (Clube do Remo, de Belém do Pará) o direito de disputar a 1ª final Nacional da 1ª divisão (atual Série B).

Os 3 grandes campeões são: Sport Club do Recife, Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube.

Campeões do Norte-Nordeste[editar | editar código-fonte]

Ano Campeão Placar Vicecampeão
1968

Detalhes

Sport

3 - 1

2 - 1

Remo

1969

Detalhes

Ceará

1 - 2

3 - 2
3 - 0

Remo

1970

Detalhes

Fortaleza

Quadrangular

Sport

Títulos por equipe[editar | editar código-fonte]

  • 1 - Sport
  • 1 - Ceará
  • 1 - Fortaleza

Por federação[editar | editar código-fonte]

Ceará 2 0
Pernambuco 1 1
Pará 0 2

Também no FANDOM

Wiki aleatória