FANDOM

A Seleção Venezuelana de Futebol representa a Venezuela nas competições de futebol da FIFA, sendo o órgão organizador do futebol nesse país a Federação Venezuelana de Futebol. Devido a cor do seu equipamento principal, a seleção é normalmente apelidada de Vinotinto.

História

Por ter entrado nas competições internacionais muito mais tarde que os restantes países da CONMEBOL, e também devido ao elevado interesse que o basebol e o basquetebol geram na Venezuela, a seleção de futebol tem no seu histórico uma luta contínua pela sua afirmação no plano continental, algo que até recentemente nunca tinha conseguido. Seus melhores resultados até então foram dois 4º lugares nos Jogos Pan-americanos de 1951 e Jogos Pan-americanos de 1955 e um 5º lugar na Copa América de 1967. A selecção venezuelana é a única pertencente à CONMEBOL que nunca participou num Campeonato do Mundo da FIFA, e durante as fases de qualificação chegava a não ganhar um único jogo. Até ao ano 2000, havia ganho apenas dois jogos: a 15 de Março de 1981, 1-0 frente à Bolívia, com um golo de Pedro Acosta, e a 12 de Setembro de 1993, 2-1 frente ao Equador, com golos de Garcia e Morales. No entanto, quase inexplicavelmente, a história transfigurou-se de um momento para o outro. Dos últimos cinco jogos de qualificação para o Mundial de 2002, a Venezuela ganhou quatro, perdendo apenas contra o eventual campeão mundial, o Brasil. Nessa qualificação conseguiu pela primeira vez na história não terminar em último lugar do grupo, superando o tradicional time do Chile. As vitórias e as excelentes exibições continuaram na qualificação para 2006, mas a Venezuela não se conseguiria apurar. Na Copa América 2007, um novo resultado surpreendente, a Venezuela termina em 1º do seu grupo, e se classifica para a segunda fase, o confronto das quartas era contra a forte Seleção do Uruguai, e apesar de terminar o primeiro tempo empatado em 1 a 1, leva 3 golos na segunda etapa, e acaba sendo eliminada por 4 a 1. Em 2008, num amistoso disputado em Boston nos Estados Unidos, a Venezuela venceu historicamente o Brasil por 2x0, com golos de Giancarlo Maldonado e Ronald Vargas. Em 2011, no segundo jogo pelas eliminatórias para a Copa de 2014, a Venezuela recebeu a Argentina em casa, e pela primeira vez na história, venceu seu adversario, com o golo de Amorebieta. Resultados que reforçaram a tese de que a Venezuela não é mais aquele "saco de pancadas" de outrora.

Também no FANDOM

Wiki aleatória