FANDOM


Em construção Página em construção!


Essa página ainda está em construção. Ajude-a contribuindo da forma necessária.

A Seleção Sul-Coreana de futebol representa a Coréia do Sul nas competições de futebol da FIFA. Filiou-se à FIFA em 1945. Tem sido uma dos mais bem sucedidos times asiáticos desde que fizeram sua estreia nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948. Manda seus jogos no Estádio Sang-am de Seul.

História

A Coreia, antigamente, tinha um jogo com bola chamado 'chuk-guk' muito similar ao futebol moderno. Contudo, os Coreanos viram a versão presente do futebol pela primeira vez em 1882 quando membros da tripulação britânica jogavam enquanto sua embarcação visitava o Porto de Inchon. Em 1921, o primeiro Torneio de Futebol de Toda a Coreia foi disputado, e então em 1928, a Korea Football Association foi organizada, que criou uma fundação para disseminar e desenvolver o futebol na Coreia. Durante as décadas de subjugo colonial pelo Japão, o futebol contribuiu para aliviar as frustrações dos Coreanos e alimentando a esperança de libertação. A Korea Football Association foi reinstaurada em 1948, logo após o estabelecimento da República da Coreia. A KFA tornou-se membro da FIFA, a instituição que controla o futebol internacionalmente, em 1948. A KFA juntou-se à AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 1954. Desde os anos 1960 a Coreia emergiu como uma potência no futebol Asiático, ganhando diversos campeonatos de futebol de prestígio na Ásia. A Seleção Coreana jogou a Copa do Mundo por 5 vezes consecutivas, tornando seus jogadores os reis do futebol asiático. A Liga Coreana de futebol profissional foi lançada em 1983 como o primeiro de seu gênero na Ásia. Isso não apenas agradou os torcedores nativos, mas também incrementou o nível do futebol Coreano. A Copa do Mundo de 2002 foi um sinal de rápido progresso feito no futebol Coreano. Certamente, ter sido uma das sedes do evento com o Japão é o resultado da paixão e do interesse do povo Coreano pelo futebol. Liderados pelo técnico neerlandês Guus Hiddink, e com uma grande performance de uma estrela em ascensão do futebol asiático chamado Park Ji-Sung, a seleção deixou o mundo boquiaberto por ter eliminado uma grande e tradicional força do futebol mundial, a Itália e avançando rumo às quartas-de-final e eliminado uma outra grande seleção nessa fase, a Espanha em uma polémica e emocionante disputa de pênaltis, conseguindo assim uma vaga inédita para a tão sonhada fase de semifinais, a primeira de um time asiático na história do torneio. Esse feito foi o resultado de um grande apoio e engajamento de todo o povo Coreano que ama tanto o futebol. O entusiasmo da torcida vermelha, os "diabos vermelhos", também surpreenderam os espetadores. Agora o futebol da Coreia se situa na linha de partida de uma nova era. Já na Copa de 2010, chegou às oitavas-de-final, sendo eliminada pelo Uruguai. No Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos de 2012, obteve uma inédita medalha de bronze.

Referências

Wikipedia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória