FANDOM


Em construção.jpg Página em construção!


Essa página ainda está em construção. Ajude-a contribuindo da forma necessária.

Seleção Italiana de Futebol
Seleção Italiana de Futebol.png
Seleção Italiana de Futebol
Dados
Associação: Federazione Italiana Giuoco Calcio
Confederação: UEFA (Europa)
Material Desportivo: Puma
Treinador: Cesare Prandelli
Capitão: Gianluigi Buffon
Artilheiro: Luigi Riva (35)
Mais Participações: Gianluigi Buffon (138)
Ranking da FIFA: 14º
Conquistas
Copa do Mundo: (18 participações)
1934, 1938, 1982, 2006
Copa das Confederações: (2 participações)
nenhum título
Eurocopa: (7 participações)
1968

A Seleção Italiana de Futebol é organizada pela Federazione Italiana Giuoco Calcio, instituição que administra o futebol na Itália. A Federazione Italiana Giuoco Calcio representa a Itália nas competições de futebol da UEFA e da FIFA. É a segunda mais bem sucedida seleção de futebol masculino em Copas do Mundo, tendo saído vitoriosa em quatro (1934, 1938, 1982, 2006). Conquistou também uma Eurocopa no ano de e ganhou uma medalha olímpica de ouro.

A seleção italiana sempre foi conhecida por inúmeras peculiaridades: por ter sido a primeira seleção a conquistar duas copas do mundo consecutivas; por ter o hábito de repatriar jogadores nascidos em outros países, principalmente argentinos; por vestir a traducional camisa azul; e principalmente por levar o conceito de aplicação tática ao nível máximo da seriedade. Diferentemente de outras campeãs mundiais, a seleção italiana não costuma produzir grandes craques, e seus 4 títulos de copas do mundo certamente se devem a forte aplicação tática que lhe sempre é exigida. Entretanto, não significa que a Itália não têm grandes nomes marcados na história do futebol. Paolo Rossi, é conhecido por todos como carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 1982; Paolo Maldini deixou sua marca na história do futebol por ser um dos maiores zagueiros de todos os tempos; Dino Zoff por ter participado de 4 copas do mundo tendo conquistado o título em sua última participação, em 1982, quando tinha já 40 anos. Outros grandes nomes da história da azzurra são Roberto Baggio, Claudio Gentile e Giuseppe Meazza. No século XXI, destacam-se os nomes do zagueiro Fabio Cannavaro, considerado em 2006 o melhor jogador do mundo pela FIFA, algo muito difícil de acontecer se tratando de um jogador de defesa; de Gianluigi Buffon considerado o melhor goleiro do século pela IFHHS e do volante Andrea Pirlo, um dos jogadores mais geniais da história da seleção.

História

Seleções em Copas do Mundo

Jogadores Famosos

Uniforme

Selecao italiana.jpg

Seleção Italiana da Eurocopa de 2012

A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Saboia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro (azzurro em italiano). Portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri, e a seleção, de Squadra Azzurra. Os calções tradicionalmente são brancos, e a combinação contrária (camisas, meias brancas e calções azuis) constituem o uniforme reserva. Uma triste lembrança em meio ao título na Copa do Mundo de 1938, entretanto, foi em relação ao segundo uniforme utilizado: totalmente preto, a cor do fascismo, tendo sido utilizado nas semifinais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.

Títulos

MUNDIAIS

Competição Vezes Ano
Copa do Mundo    4               1934, 1938, 1982, 2006
Jogos Olímpicos    1               1936
CONTINENTAIS
Competição Vezes Ano
   Eurocopa    1                      1968

Estatísticas e Recordes

Foi a primeira seleção junto com o Brasil a disputar uma final de Copa Do Mundo nos Pênaltis.

Curiosidades

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória