FANDOM


A Seleção Iraniana de Futebol representa o Irã nas competições de futebol da FIFA e é controlada pela Federação de Futebol da República Islâmica do Irã e é um dos principais selecionados do esporte na Ásia. A Federação Iraniana foi fundada em 1920 e, desde 1945, é membro da Fifa. O Irã manda seus jogos no Estádio Azadi (Liberdade) que foi construído em meados dos anos 70 com uma capacidade para mais de 100.000 espectadores. Os torcedores iranianos são loucos por futebol e quase todos os expatriados estão sempre dispostos a viajar onde quer que seja para torcer com a amada "Seleção Melli".

História

O futebol chegou ao Irã na primeiras décadas do século XX, quando os funcionários das embaixadas européias instaladas no país passaram a praticá-lo.4 A seleção disputou sua primeira partida internacional contra o Afeganistão em 1941 com um placar de 0 - 0. O Irã conseguiu a proeza de vencer Copa da Ásia três vezes seguidas (1968, 1972 e 1976) e terminou em terceiro quatro vezes.

Primeira Copa do Mundo

Em 1978, o Irã fez sua primeira participação em Copas e perdeu dois dos três jogos da primeira fase contra a Holanda e o Peru. Contudo conseguiram um surpreendente empate diante da tradicional seleção da Escócia com um gol de Iraj Danaei Fard no fim do jogo.

Período pós-revolução

Após a Revolução de 1979, o futebol foi um tanto quanto negligenciado e posto de lado durante meados dos anos 80 devido a problemas internos e à incessante guerra com o Iraque. A liga local também sofreu os efeitos da Guerra. A Seleção desistiu de participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1982 e em 1986 recusou-se a disputar as eliminatórias por ter que mandar suas partidas em campo neutro, o que era visto pela FIFA como medida de segurança. Em 1989 a liga local é reestabelecida, entretanto ainda sofrendo com o cenário pós-guerra, falharam nas tentativas de se classificar para as Copas de 1990 e 1994. Conseguiu ressurgir no começo dos anos 90, quando foram revelados novos talentos como Ali Daei, Mehdi Mahdavikia, Khodadad Azizi e Karim Bagheri; geração esta que alcançaria a glória com a qualificação para a Copa do Mundo de 1998.

Retorno às copas

O Irã consegue o retorno em 1998 ao passar pela Austrália na repescagem. Alcançam sua primeira vitória em Copas, contra o EUA. Essa partida da Copa do Mundo entre Irã e EUA foi pré-aquecida com muita ansiedade por ambas as partes com sua principal razão sendo a ligação política tensa entre os dois após a Revolução no Irã. Contudo, com um ato de desafio à todas formas de ódio ou mistura de política e esportes, ambos os lados posaram para fotos abraçados entre si e trocaram presentes e flores antes do início da partida.

Copa 2006

Em 8 de junho de 2005, o Irã foi junto com o Japão o primeiro país a se classificar para a Copa do Mundo de 2006, tornando essa a terceira aparição do Irã em Copas, causando comemorações em massa de iranianos em toda a parte. A classificação causou histeria nacional. Também em 2005, é ranqueado entre os Top 20 do Ranking Mundial da FIFA com seu ápice na 13ª colocação. Entretanto, novamente são eliminados na primeira fase.

Campanha política nas Eliminatórias para Copa 2010

A seleção Iraniana não conseguiu a vaga para a Copa do Mundo 2010, mas um jogo chama a atenção. Em partida decisiva contra a Coreia do Sul que acabaria empatada em 1 -1 em 17 de junho de 2009, sete jogadores iranianos, incluindo Ali Karimi, entraram em campo usando faixas e munhequeiras verdes em favor do candidato à presidencia do Irã, Mir-Houssen Moussavi. Moussavi, que era da oposição, havia sido derrotado pelo atual presidente Mahmoud Ahmadinejad em eleições conturbadas e após o término das eliminatórias, sob forte influência política os jogadores que fizeram tal ato foram afastados da seleção.

Desempenho em Copas do Mundo

1930 a 1970 - Não disputou 1974 - Não se classificou 1978 - Qualificado - eliminado na primeira fase 1982 - Desistiu 1986- Desclassificado por se recusar a jogar em campo neutro 1990 - Não se classificou 1994- Não se classificou 1998 - Qualificado - eliminado na primeira fase 2002 - Não se classificou 2006 - Qualificado - eliminado na primeira fase 2010 - Não se classificou 2014 - Qualificado

Fonte: Wikipedia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória