FANDOM

Seleção Ganesa de Futebol
Seleção Ganesa de Futebol.png
Seleção Ganesa de Futebol
Dados
Associação: Associação Ganesa de Futebol
Confederação: CAF (África)
Material Desportivo: Kappa
Treinador: James Kwesi Appiah
Capitão: John Mensah
Artilheiro: Abédi Pelé (33)
Conquistas
Copa do Mundo: 3 participações
Nenhum título
Copa das Nações Africanas: 15 participações 1963
1965
1978
1982

A Seleção Ganesa de Futebol é organizada pela Associação Ganesa de Futebol, instituição que administra o futebol em Gana. A Associação Ganesa de Futebol representa Gana nas competições de futebol da CAF e da FIFA. A seleção ganesa nunca conquistou uma copa do mundo mas é uma das mais vitoriosas em seu continente, com 4 títulos da Copa das Nações Africanas, (1963, 1965, 1978, 1982).

A seleção ganesa de futebol ficou mais conhecida a partir da década de 2010, com jogadores como Asamoah Gyan, Sulley Muntari, Michael Essien e Kevin-Prince Boateng.

História

É uma das maiores forças do futebol africano. Venceu quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982 e foi quatro vezes vice-campeão em 1968, 1970, 1992 e 2010. Venceu cinco vezes a Copa da África Ocidental em 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987. E participou duas vezes da Copa do Mundo (2006, 2010)

Nos Jogos Olímpicos, conquistou a medalha de bronze em 1992 sendo a primeira equipe africana de futebol a conquistar uma medalha olímpica. Nos Jogos Pan-Africanos conquistou duas medalha de bronze em 1978 e 2003. Na Copa do Mundo FIFA de 2006, foi a única seleção da África a passar para a segunda fase da competição, após eliminar a então favoritaRepública Checa. A Seleção Ganesa de Futebol foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final, ao perder por 3 a 0, ficando na 13ª posição na classificação final. Na Copa do Mundo FIFA de 2010 Gana obteve uma melhor colocação, saindo nas quartas de final. Novamente foi a única representante do continente africano a passar para a segunda fase da competição após uma vitória sobre a Sérvia, um empate com a Austrália e uma derrota para aAlemanha na fase de grupos. Nas oitavas de final, venceram os Estados Unidos e nas quartas, em uma das partidas mais emocionantes do mundial, foram eliminados pelo Uruguai na disputa de pênaltis. Gana também se destaca nas categorias de base tendo, por uma vez, vencido o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, em 2009, e sendo por duas vezes vice-campeão do torneio, em 1993 e 2001. Também, por duas vezes, venceu o Campeonato Mundial de Futebol Sub-17, em 1991 e 1995.

Seleções em Copas do Mundo

Jogadores Famosos

Uniforme

Títulos

Estatísticas e Recordes

Curiosidades

Também no FANDOM

Wiki aleatória