FANDOM

A Seleção Equatoriana de Futebol representa o Equador nas competições da FIFA.

História

É controlada pela Federación Ecuatoriana de Fútbol. É atualmente uma grande equipe que vem evoluindo sistematicamente ao longo dos últimos anos, tendo disputado os Mundiais de 2002 e 2006 neste período. A melhor colocação em uma Copa América foi um quarto lugar, em 1993, além do quarto lugar no Sul-Americano extra de 1959. Na Copa da Alemanha, o Equador chegou às oitavas-de-final, sendo eliminado pela Inglaterra, com gol de David Beckham.

Nos Jogos Pan-americanos de 2007, o Equador chegou pela primeira vez à final desse campeonato oficial com uma grande e surpreendente campanha: na primeira fase, um empate e duas vitórias, sendo que uma destas contra o favorito Brasil, a quem eliminou da competição. Na semifinal, venceu o "Clássico Andino" contra a Bolívia. Na grande final, disputou a medalha de ouro contra a igualmente surpreendente Jamaica e venceu, em uma virada emocionante, por 2x1 - gols de Jefferson Montero e Edmundo Zura - e, de maneira invicta, conseguiu o tão sonhado título. O técnico campeão é Sixto Vizuete.

Fonte: [1]

Também no FANDOM

Wiki aleatória