FANDOM

Em construção.jpg Página em construção!

Essa página ainda está em construção. Ajude-a contribuindo da forma necessária.

Seleção Argentina de Futebol
Seleção Argentina de Futebol.png
Seleção Argentina de Futebol
Dados
Associação: Associação de Futebol Argentino (Asociación del Fútbol Argentino)
Confederação: CONMEBOL (América do Sul)
Material Desportivo: Adidas
Treinador: Alejandro Sabella
Capitão: Lionel Messi
Artilheiro: Gabriel Batistuta (56)
Mais Participações: Javier Zanetti (145)
Ranking da FIFA:
Conquistas
Copa do Mundo: 15 participações
1978, 1986
Copa das Confederações: 3 participações
1992
Copa América: 37 participações
1921, 1925, 1927, 1929, 1937, 1941, 1945, 1946, 1947, 1955, 1957, 1959, 1991, 1993

A Seleção Argentina de Futebol é organizada pela Associação de Futebol Argentino, instituição que administra o futebol na Argentina. A Associação de Futebol Argentino representa a Argentina nas competições da CONMEBOL e da FIFA. A seleção argentina é uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo, vencedora de duas Copas do Mundo, (1978, 1986); de 14 Copas América; da Copa das Confederações de 1992, e de duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, a primeira em 2004 e a segunda em 2008.

A seleção argentina é muito conhecida também por ter jogadores muito talentosos, criativos e decisivos. O maior deles, com toda certeza, Diego Maradona, o segundo maior jogador de futebol de todos os tempos. Alfredo Di Stéfano, Ricardo Bochini, Omar Sivori e Mario Kempes também são outros quatro nomes marcantes na história do futebol argentino. Recentemente os nomes mais marcantes da Argentina são, Javier Zanetti, defensor marcado pela força física, pela força de vontade e pela liderança; e Lionel Messi, também um dos melhores jogadores de todos os tempos, dono de quatro bolas de ouro, criativo, driblador, armador e mais do que nunca genial com a bola nos pés.

História

Copa do Mundo

A Argentina disputou cinco finais de Copa do Mundo, ficando com o vice-campeonato em 1930, quando perderam por 4 a 2, para o Uruguai. Os argentinos viriam a ganhar a final em sua segunda tentativa, em 1978, batendo os Países Baixos por 3 a 1. A curiosidade deste mundial ficou para a partida em Rosário, a Argentina tinha que vencer por uma diferença de quatro gols para se classificar, e acabou vencendo por 6 a 0 com méritos os fracos Peruanos,e assim acabou com o sonho do Brasil de seguir adiante naquela copa. A seleção argentina também ganhou em 1986, numa campanha com vitórias sobre tradicionais seleções como o Uruguai (oitavas-de-final), a Inglaterra (quartas-de-final) e a Alemanha Ocidental (final). A final da qual tomou parte a Argentina foi em 1990, quando perdeu por 1 a 0 para a Alemanha Ocidental. A Argentina disputou sua quinta final de Copa do Mundo contra a Alemanha, em 2014, e foi derrotada por 1x0 no segundo tempo da prorrogação..

Copa América

A Argentina é a segunda seleção que mais ganhou Copas América na história (atrás somente do Uruguai), vencendo-a por catorze vezes, além dos campeonatos Sul-Americanos 'extras' em 1941, 1945 e 1946.

Jogos Olímpicos

Na campanha da Argentina no torneio olímpico de futebol dos Jogos Olímpicos de Atenas, disputadas no ano 2004, a Argentina ganhou sua primeira medalha dourada de sua história: Venceram todos os jogos, tiveram o melhor ataque da competição e não tomaram um gol sequer. Além da medalha de ouro, ainda tiveram o artilheiro do campeonato, Carlitos Tévez, com nove gols.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, a Seleção albiceleste voltou a conquistar a medalha de ouro sem sequer perder um jogo. Nas quartas de final bateu a Holanda 2 a 1, nas semifinais ganhou de um de seus clássicos rivais, o Brasil, por 3 a 0 e na final derrotou a Nigéria 1 a 0.

A seleção argentina ainda tem duas medalhas de prata obtidas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996.

Jogos Pan-americanos

A Argentina é a maior vencedora do torneio de futebol dos Jogos Pan-americanos tendo conquistado a medalha de ouro nos anos de 1951, 1955, 1959, 1971, 1995 e 2003; a medalha de prata em 1963 e 2011 e a medalha de bronze em 1975, 1979 e 1987.

Nos Jogos Pan-americanos de 2007 fez uma péssima campanha: não ganhou nenhum jogo e fez apenas um gol. Mas há que se dizer que participou com um time Sub-17, quando os demais times jogaram com jogadores de Sub-20.

Rivalidades

Seu maior rival é o Brasil, com quem mantém uma vasta lista de confrontos nas mais variadas competições. Um dos seus maiores rivais é o Uruguai, com quem mantém uma vasta lista de confrontos nas mais variadas competições, incluindo finais de Copas do Mundo e Copas América. Também mantém uma grande rivalidade com a Inglaterra devido a Guerra das Malvinas em 1982, vencida pela Inglaterra, e pelo polêmico gol de Diego Maradona realizado com a mão, na Copa de 1986, quando a Argentina bateu os ingleses por 2 a 1, nas quartas-de-final. Nos últimos anos vem adquirindo uma grande rivalidade contra o México.

Argentina x Brasil

O Derby das Américas, como é chamado por muitos, é a maior rivalidade da América, e por muitos a maior de todo mundo. Quanto aos títulos, os argentinos levam vantagem na Copa América (14 títulos, contra 8 da Seleção Brasileira), e nas Olimpíadas (os argentinos são bicampeões olímpicos, enquanto o Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro no futebol). Em contrapartida, o Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo FIFA (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), o título mais importante do futebol, e tetracampeão da Copa das Confederações, enquanto os argentinos são bicampeões mundiais (1978 e 1986) e têm um título da Copa das Confederações.

Argentina x Uruguai

Argentina e o Uruguai detêm o recorde de maior número de partidas entre dois países: foram 161 partidas um contra o outro desde 1901. A primeira partida contra o Uruguai foi a primeira partida oficial internacional jogada fora da Grã-Bretanha (Apesar do Canadá e os Estados Unidos terem jogado duas partidas internacionais em 1885 e 1886, nenhuma delas é considerada oficial; o Canadá não jogou uma partida oficial até 1904 e os EUA não jogaram uma até 1916). O Uruguai ganhou duas Copas do Mundo, da mesma forma a Argentina. Em 1930 o Uruguai bateu a Argentina em casa por 4x2, se tornando a primeira seleção campeã do mundo.

Em 2011 a rivalidade ganhou mais um capítulo histórico. A partida, válida pelas quartas-de-final da Copa América, realizada na Argentina, estava sendo disputada em Santa Fé, no estádio que recebera o apelido de Cemitério dos Elefantes, porque durante suas primeiras décadas os cinco maiores clubes argentinos não obtinham bons resultados quando jogavam ali. A Argentina não vinha de uma boa campanha na primeira fase do torneio e dependia de uma vitória contra os uruguaios para conquistar moral e passar para as semis. O estádio estava lotado, e depois de 120 minutos de partida (tempo normal e prorrogação), o empate em 1x1 persistia. Na disputa por pênaltis, Carlos Tévez, conhecido no país como o "jogador do povo", teve sua cobrança defendida por Fernando Muslera, goleiro do Uruguai e argentino de nascimento, decretando a vitória e a classificação uruguaia em solo argentino.

Seleções em Copas do Mundo

Jogadores Famosos

  • Abel Balbo
  • Alberto Tarantini
  • Alfredo Di Stéfano
  • Andrés D'Alessandro
  • Andrés Guglielminpietro
  • Ángel Di María
  • Ariel Ortega
  • Carlos Tévez
  • César Delgado
  • Claudio Borghi
  • Claudio Caniggia
  • Claudio López
  • Daniel Passarella
  • Diego Simeone
  • Erik Lamela
  • Esteban Cambiasso
  • Fabricio Coloccini
  • Fernando Redondo
  • Franco Jara
  • Gabriel Batistuta
  • Gabriel Heinze
  • Germán Lux
  • Gonzalo Higuaín
  • Guillermo Stábile
  • Hernán Crespo
  • Javier Mascherano
  • Javier Saviola
  • Javier Zanetti
  • Jorge Burruchaga
  • Jorge Valdano
  • José Chamot
  • Juan Pablo Sorín
  • Juan Román Riquelme
  • Juan Sebastián Verón
  • Kily González
  • Leo Franco
  • Mario Kempes
  • Martin Demichelis
  • Martin Palermo
  • Pablo Aimar
  • René Houseman
  • Ricardo Bochini
  • Roberto Abbondanzieri
  • Roberto Ayala
  • Roberto Sensini
  • Sergio Aguero
  • Sergio Goycochea
  • Ubaldo Fillol
  • Walter Samuel

Temporada 2014

Argentina 0 X 0 Romênia

Argentina 3 X 0 Trinidad e Tobago

Argentina 2 X 0 Eslovênia

Argentina 2 X 1 Bósnia-Herzegovina

Argentina 1 X 0 Irã

Argentina 3 X 2 Nigéria

Argentina 1 X 0 Suíça

Argentina 1 X 0 Bélgica

Argentina 0 X 0 Holanda

Argentina 0 X 1 Argentina

Argentina 4 X 2 Alemanha

Argentina 0 X 2 Brasil

Argentina 7 X 0 Hong Kong

Argentina 2 X 1 Croácia

Argentina 0 X 1 Portugal

Temporada 2015

Argentina 2 X 0 El Salvador

Argentina 2 X 1 Equador

Argentina 5 X 0 Bolívia

Uniforme

1º Uniforme : Camiseta Branca com listras azuis, shortões brancos e meias brancas.

2º Uniforme : Camiseta Azul-marinha com tons de Azul escuro, shortões azuis e meias azuis.

Títulos

MUNDIAIS
Competição Vezes Ano
130px-W.Cup2.svg.png
Copa do Mundo FIFA 2 1978,1986
Coupe de la confédération.png
Copa das Confederações FIFA 1 1992
300px-Gold medal.svg.png
Jogos Olimpicos 2 2004, 2008
CONTINENTAIS
Competição Vezes Ano
140px-Coppa America calcio.svg.png
Copa América 14 1921, 1925, 1927, 1929, 1937, 1941, 1945, 1946, 1947, 1955, 1957, 1959, 1991, 1993

Estatísticas e Recordes

Curiosidades

Também no FANDOM

Wiki aleatória