FANDOM


A Seleção Argelina de Futebol, apelidado de Les Fennecs (As Raposas do Deserto), é a equipe que representa a Argélia nas competições da FIFA, e é controlada pela Federação Argelina de Futebol. A Argélia consegui se classificar duas vezes seguidas para a Copa do Mundo em 1982 e em 1986. A Argélia também ganhou a Copa das Nações Africanas em 1990, quando sediou o torneio.

Copa do Mundo de 1982

A primeira participação da Argélia foi marcada por uma vitória sobre a poderosa seleção da Alemanha Ocidental (2x1), uma derrota para a Áustria (0x1) e uma vitória sobre a seleção do Chile (3x2). O Grupo terminou com Alemanha Oc., Áustria e Argélia com 4 pontos, porém uma combinação de resultados na partida entre Alemanha Oc. e Áustria eliminou a seleção da Argélia pelo saldo de gols.

Copa do Mundo de 1986

Em 1984 a Argélia foi o terceiro lugar no Campeonato Africano das Nações de 1984 na Costa do Marfim. Durante o Campeonato Africano das Nações de 1986 a equipe registrou duas derrotas e um empate, e foi eliminado na Primeira Rodada. No México, a Copa do Mundo de 1986, os Argelinos não conseguiram passar da primeira fase, em um grupo que incluía a Irlanda do Norte (1-1), Brasil (1-0 derrota), e Espanha (3-0 derrota). Apenas um argelino conseguiu marcar gol durante a competição: Djamel Zidane. A partir daí a Argélia não conseguiu se classificar para outra copa do mundo, até 2010.

Copa das Nações Africanas de 1990

Em 1990 a Argélia sediou a Copa das Nações Africanas. No Grupo A os argelinos começaram o torneio ao derrotar a Nigéria (5-1, com dois gols de Djamel Menad e Rabah Madjer, e com um gol de Djamel Amani), Costa do Marfim (3-0, com gols de Djamel Menad, Tahar Cherif El Ouazzani e Cherif Oudjani) e o Egito (2-0 com gols de Djamel Amani e Moussa Saib. Na Semi-Final a Argélia derrotou o Senegal (2-1 com gols de Djamel Menad e Djamel Amani na frente de 85.000 torcedores. Na final contra a Nigéria, em frente de 200.000 fãs no mesmo estádio da Semi-Final, Cherif Oudjani no minuto 38, marca para a Argélia conquistar o Campeonato Africano das Nações, pela primeira vez. Djamel Menad foi premiado artilheiro da competição com 4 gols.

1990-2008: O passeio pelo deserto

Após ter vencido o Campeonato Africano das Nações, a equipe da Argélia no entanto, não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Em 1991 a equipe venceu a Copa Afro-Asiática de Nações contra o Irã. Na Copa das Nações Africanas de 1992 a Argélia decepcionou, registrando uma derrota contra a Costa do Marfim (3-0) e um empate contra o Congo (1-1 com gol de Nacer Bouiche). Em 1994 a Argélia foi desclassificada da Copa Africana das Nações de 1994 na Tunísia, devido a utilização indevida de um jogador. Não se classificou para a Copa do Mundo de 1994. Em 1996, participou da Copa das Nações Africanas de 1996, mas foram eliminados pelos anfitriões, a África do Sul nas Quartas-de-Final. Os argelinos não conseguiram se classificar para as copas do mundo de 1998, 2002 e 2006. Durante a Copa das Nações Africanas de 1998 , a Argélia ficou em último no seu grupo com 3 derrotas e foi eliminado na fase de grupos. Na Copa das Nações Africanas de 2000 a Argélia consegui passar para a Próxima fase, com apenas uma derrota para o Camarões (2-1). A Argélia não consegui passar da primeira fase em 2002, mas conseguiu chegar as Quartas-de-Final em 2004, no entanto eles foram eliminados para o Marrocos por um placar de 3-1 (Gol da Argélia marcado por Abdelmalek Cherrad). A Argélia não conseguiu se classificar para as duas seguintes Copa das Nações Africanas de 2006 e 2008.

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Em 11 de Outubro de 2008 a Argélia voltou ao Top 20 das seleções africanas, por terminar em primeiro no seu grupo á frente de Senegal, Gâmbia e da Libéria. Na próxima fase a Argélia entrou no grupo de Zâmbia, Ruanda e Egito. A Argélia ao final da fase, teve de disputar um jogo desempate contra o Egito, pois eles terminaram o grupo com a mesma pontuação. A Argélia ganhou o jogo, que foi realizado no Sudão, e se classificou para a Copa do Mundo 2010, alcançando á 26° posição no ranking da FIFA.

Copa das Nações Africanas 2010

A Argélia estava no grupo de Angola, Malawi e Mali. A Argélia começou mal, perdendo para o Malawi por 3-0. Contudo eles melhoram no jogo seguinte batendo o Mali por 1-0 graças a Rafik Halliche. Na ultima partida contra a Angola empatou por 0-0, resultado que os classificou para a segunda fase, empatando no número de pontos do Mali. Jogando em Cabinda, a Argélia enfrentou a Costa do Marfim nas Quartas-de-Final, que eram considerados favoritos. Mas eles tiveram uma vitória histórica. Depois de 1-0, Karin Matmour empatou para os argelinos, mas Keita deu a Costa do Marfim a liderança no minuto 89, um gol que parecia certo para selar sua vitória. No entanto os Argelinos empataram com Madjid Bougherra, apenas dois minutos mais tarde, e Hameur Bouazza deu a liderança para a Argélia na prorrogação. A Argélia enfrentou o Egito na semi-final, no primeiro encontro dos dois times desde as Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Egito venceu por 4-0, que foi a maior derrota na história do encontro entre as duas seleções. A Argélia perdeu por 1-0 para a Nigéria na decisão do 3° lugar, e terminou na 4° colocação.

Copa do Mundo de 2010

Apenas marcou um ponto no Grupo C da Copa de 2010, tendo enfrentado Estados Unidos, Inglaterra e Eslovénia, e foi desclassicada mais uma vez na primeira fase.

Fonte: Wikipedia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória