FANDOM

Ronaldo Luís Nazário de Lima é um ex-futebolista brasileiro e empresário que ficou conhecido como "Ronaldo Fenômeno", Ronaldinho ou simplesmente pelo primeiro nome, Ronaldo. O craque nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1976, e passou a infância no bairro de Bento Ribeiro. A infância de Ronaldo foi pobre. O jogador chegou a treinar no Flamengo, mas não tinha dinheiro da passagem. A impossibilidade financeira fez com que apostasse no São Cristóvão, clube que lhe daria não só o dinheiro para o transporte, mas muita sorte na carreira.

Carreira

Aos 14 anos, o jogador teve seu passe comprado por Alexandre Martins e Reinaldo Pitta por 7.500 doláres. Foi oferecido ao Botafogo de futebol e regatas e ao Fluminense, que recusaram a proposta. Jairzinho, ídolo do futebol brasileiro, viu Ronaldo jogar no São Cristóvão e pagou dez mil dólares pelo jogador. Vendeu o passe para o Cruzeiro.

Aos 16 anos, Ronaldo fez sua estreia no time mineiro, no Campeonato Brasileiro de 1993 e foi destaque na competição. No ano seguinte, em 1994, conseguiu ser artilheiro do Campeonato Mineiro com 22 gols. O talento do jogador despertou o interesse de clubes europeus e o PSV Eindhoven levou a melhor: por 6 milhões de dólares comprou o craque, um pouco antes da Copa do Mundo de 1994. Ronaldo estava presente na competição, apesar de ter ficado no banco de reservas do time tetracampeão.

Barcelona

Em 1996, se transferiu para o Barcelona, da Espanha, por 20 milhões de dólares. Foi eleito pela primeira vez o "melhor jogador do mundo"pela Fifa. As atuações nas partidas do Barça lhe renderam o apelido "el fenómeno", ou "o fenômeno". Em seguida, saiu da Espanha rumo à Itália.

Inter de Milão

No Internazionale, Ronaldo foi eleito, em 1997, pela segunda vez, "o melhor jogador do mundo". O jogador sofreu uma convulsão pouco antes da final da Copa do Mundo de 1998, na França, em que o Brasil perdeu o título para o país local. As primeiras lesões ocorreram ainda na temporada 1998/1999 no futebol italiano. Ronaldo voltou a jogar em 200, após longo tratamento, uma semana após o nascimento do seu primeiro filho, Ronald. Em 2002, ergueu a taça do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo. Voltou a jogar na Espanha, dessa vez no Real Madrid. No mesmo ano, foi eleito novamente "o melhor jogador do mundo" pela Fifa. No seu time espanhol, estavam ainda Luís FigoZinédine ZidaneRaúl, Roberto Carlos. Retornou à Itália em 2007, não mais para a Internazionale, mas para o rival Milan.</p>

Corinthias

Em 2008, volta ao Brasil depois de uma carreira internacional e encerra a vida de jogador no clube Corinthians. Dedica-se hoje em dia a uma carreira empresarial por meio da empresa 9nine, especialista em marketing esportivo. Nomes como Neymar, Ganso e o lutador [Silva] estão na lista de atletas agenciados pela empresa. Além disso, Ronaldo foi um dos recordistas brasileiros de contratos de publicidade. É membro do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Vida Pessoal

Milene Domingues por quatro anos, com quem tem um filho, Ronald. Casou-se com a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli em 2005, mas a união durou um pouco mais de dois meses. Ronaldo casou pela terceira vez com Bia Antony, que conheceu em Paris, quando ela cursava uma pós-graduação. Bia se formou em Engenharia na Universidade de Brasília, mas interrompeu o curso por um período quando foi morar com o seu namorado na época, Nelsinho Piquet, em 2004. A atual mulher de Ronaldo, foi morar com o jogador em 2008 e transferiu a pós para Milão, onde Ronaldo morava, mas a séria contusão do "fenômeno" fez com que ela se dedicasse a ele. Da união entre Bia Antony e Ronaldo nasceram Maria Sophia e Maria Alice. Em 2010, Ronaldo reconheceu a paternidade do seu quarto filho, o menino Alexander, fruto de um relacionamento que teve com a brasileira Michele Umezu. A modelo conheceu o jogador em 2002, no Japão, e em 2004, época que Ronaldo estava na capital japonesa, Michele engravidou. O exame de DNA comprovou a paternidade.

Referências

Também no FANDOM

Wiki aleatória