FANDOM

Em construção.jpg Página em construção!

Essa página ainda está em construção. Ajude-a contribuindo da forma necessária.

Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho em ação pelo Querétaro.png
Informações Pessoais
Nascimento 27 de Março de 1986 (37 anos)
Cidade Natal    Porto Alegre, Bandeira do Brasil.png
Altura 1,80m
Posição Meia
Nacionalidade Brasileira Bandeira do Brasil.png
Informações do Clube
Clube Atual Sem Clube
Número -
Clubes de Juventude
1987–1998 Grêmio Bandeira do Brasil.png
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
1998–2000
2001–2003
2003–2008
2008–2010
2011–2012
2012–2014
2014-
Grêmio Bandeira do Brasil.png
Paris Saint-Germain Bandeira da França.png
Barcelona Bandeira da Espanha.png
Milan Bandeira da Itália.png
Flamengo Bandeira do Brasil.png
Atlético Mineiro Bandeira do Brasil.png
Querétaro Bandeira do México.png
Fluminense Bandeira do Brasil.png
145(72)
73(23)
207(94)
116(29)
74(28)
88(28)
26(8)   
Seleção Nacional
1999–2013 Brasil Bandeira do Brasil.png 102(35)

Ronaldo de Assis Moreira, conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou Ronaldinho é um futebolista brasileiro, que atua como meia e atacante. Atualmente,Está sem Clube.

Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço e por usar uma faixa na cabeça após adotar os cabelos longos. Extremamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração e do mundo. Venceu o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira.

Ganhou em 2013 o prêmio de Rei da América, em eleição anual do diário El País , do Uruguai, desbancando Neymar e Maxi Rodríguez.

Carreira

Grêmio

Ronaldinho Gaúcho atuando pelo Grêmio.jpg

Ronaldinho Gaúcho Atuando pelo Grêmio

A carreira profissional de Ronaldinho iniciou-se no time do Grêmio, Em 1997 havia ganho o título sub-17 jogando pelo time.

Sua primeira aparição como profissional ocorreu em 1998 na Copa Libertadores da América, onde logo sua habilidade e seu grande domínio de bola começaram a ser notados pelos clubes.

Além da consagração no jogo contra a Seleção Venezuelana pela Copa América, Ronaldinho também brilhou nas finais do Campeonato Gaúcho de 1999, quando fez o gol do título para o Grêmio contra o Internacional, Sua atuação nessa final foi um importante fator para sua convocação à Seleção Brasileira pelo então técnico Vanderlei Luxemburgo. Um fato curioso sobre a convocação é que Ronaldinho foi convocado depois que o técnico da seleção cortou Edilson da equipe nacional por ter provocado e se envolvido em uma briga pelo Corinthians na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.

Disputou 141 partidas e marcou 68 gols pelo Grêmio, contando partidas oficiais e amistosos. Alguns o consideram a maior revelação do Grêmio desde Renato Gaúcho. Sobre Ronaldinho, o ex-zagueiro gremista Scheidt não poupou elogios.

Eu vi o Ronaldinho crescer e se tornar profissional no Grêmio. Estava lá em 1998 e todos no clube falavam que ele seria craque um dia. Ele tinha até um tratamento diferenciado. Já mostrava habilidade com a bola nos pés, mas ainda faltava a experiência.

— Scheidt, ex-zagueiro do Grêmio.

Paris Saint-Germain

Ronaldinho no Paris Saint-Germain.jpg

Ronaldinho no Paris Saint-Germain

Durante sua passagem pelo PSG, Ronaldinho teve problemas com o treinador Luis Fernández, pois este alegava que Ronaldinho estava frequentando demais a vida noturna parisiense, e deixando o futebol de lado. Ele desenvolveu uma reputação de obter desempenho brilhante contra as maiores equipes, mas de não jogar bem contra as equipes pequenas.

Depois da Copa do Mundo de 2002, tendo demonstrado o seu valor no cenário internacional, não houve falta de interesse de grandes clubes. Ronaldinho deixou claro que queria deixar o PSG, depois do time não conquistar nenhum título. Após várias propostas de clubes europeus, inclusive de equipes como o Manchester United, o Barcelona foi quem acabou levando o craque brasileiro.

Barcelona

Ronaldinho jogando pelo Barcelona.jpg

Ronaldinho jogando no Barcelona

19 de julho de 2003, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, adquiriu o passe de Ronaldinho por 21 milhões de euros.

Ronaldinho disse também ter assinado com o Barcelona em vez do Manchester United por causa de sua amizade com o ex-executivo da Nike no Brasil e em Barcelona o então vice-presidente encarregado de esportes, Sandro Rosell. Ao assinar com o Barcelona, Ronaldinho seguiu os passos de vários ilustres jogadores que já tiveram carreiras bem sucedidas no clube, como Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo e Rivaldo.

Barcelona promoveu um amistoso para mostrar sua nova contratação e o clube escolhido foi o Milan. Em sua estreia, Ronaldinho ajudou seu time marcando um gol na vitória por 2 a 0. Durante a temporada 2003-04, sua primeira no clube, suas jogadas levaram o Barcelona a terminar em 2° lugar na Campeonato Espanhol.

Na temporada 2004-05 que o craque se consagrou realizando jogadas fantásticas, conquistando o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, além do título de Melhor Jogador do Mundo, rapidamente se tornando um dos maiores ídolos do clube.

Milan

Ronaldinho-gaucho-milan.jpg

Ronaldinho Gaúcho pelo Milan

Em 2008, Ronaldinho recusou oferta de 25,5 Milhões de euros do Manchester City só para jogar no Milan, com um contrato de cinco anos, pensado para ser útil em torno de 6,5 milhões de Libras por ano, para uma taxa na região de 18,5 milhões de euros. Com o número 10 já ocupado por Clarence Seedorf, ele selecionou a 80 como seu número na camisa, porque 1980 foi seu ano de nascimento.

Ronaldinho marcou seu primeiro gol pelo Milan numa vitória contra a rival Internazionale (3 a 0), com gol de cabeça, após o cruzamento de Kaká, em 20 de setembro de 2008. Ronaldinho terminou sua primeira temporada pelo Milan com 10 gols em apenas 35 jogos em todas as competições. Depois de um bom começo de temporada, acabou, no fim, figurado entre os reservas, assim terminando sua primeira temporada de forma decepcionante.

Sua segunda temporada não começou com uma nota elevada. Depois de um tempo, reencontrou sua forma e tornou-se indiscutivelmente o melhor jogador do Milan na temporada. Ele mudou seu papel de lateral a um densiva.

Em 10 de dezembro de 2009, foi eleito o futebolista da década pela revista inglesa World Soccer, ficando à frente de jogadores como Lionel Messi e Ronaldo.

Em 10 de janeiro de 2010, marcou dois gols contra o Juventus, selando uma vitória por 3 a 0 para os Rossoneri. No jogo seguinte contra o Siena, em 17 de janeiro de 2010, marcou seu primeiro hat-trick para o Milan, quando converteu um pênalti, marcou com uma cabeçada no canto e acabou com um gol maravilhoso, a 30 metros de distância do gol.

A partir de 13 de abril de 2010, terminou a temporada como líder de assistências na Serie A, com um total de 13. Uma nota negativa foi que ele perdeu três pênaltis na temporada 2009-10.

Flamengo

Ronaldinho-Gaucho-Flamengo.jpg

Ronaldinho Atuando pelo Flamengo

Insatisfeito com o banco de reservas no Milan, Ronaldinho manifestou interesse em voltar a atuar no Brasil para ficar mais perto da convocação para a Copa de 2014. Ainda com contrato em vigor, o vice-presidente do clube italiano Adriano Galliani admitiu negociar o jogador com clubes brasileiros e logo surgiu o nome do Grêmio, seu ex-clube, como um dos possíveis destinos do craque. Palmeiras e Flamengo também buscavam contratar o jogador, que negociava com todos ao mesmo tempo. Após semanas de muitas especulações e negociações arrastadas, e após o próprio Ronaldinho declarar que "se dependesse de mim, já estaria no Grêmio", o Grêmio desistiu de contratar o jogador, mesmo após ter preparado uma festa para receber o jogador e comemorar o acordo no Estádio Olímpico junto a torcida do clube. Dias depois foi a vez do Palmeiras desistir de negociar com Ronaldinho, onde seu irmão e empresário, Assis, foi duramente criticado por fazer leilão com o jogador e por ter afirmado que a transação estava fechada com o clube e não cumprir com o acordo. Com o caminho livre, Ronaldinho fechou a negociação com o rubro-negro da Gávea, causando grande felicidade aos torcedores cariocas.
Já imagino essa torcida no estádio lotado. Eles podem esperar o máximo de mim. Voltei para o Brasil e vim jogar no Flamengo para dar isso.

— Comentou o craque ao chegar no Rio.

No dia 10 de janeiro de 2011, foi confirmado como jogador do Flamengo, que, segundo seus amigos mais próximos, ele sempre manifestou o desejo de jogar com a camisa do clube. Assinou um contrato de quatro anos com a equipe carioca.

A apresentação de Ronaldinho foi realizada dia 12 de janeiro de 2011 no Estádio da Gávea, onde o jogador foi recebido por mais de 20 mil torcedores, juntamente com a presidente Patrícia Amorim. A apresentação contou com a presença de Ivo Meirelles, presidente da Estação Primeira de Mangueira, Dudu Nobre, Vágner Love e outras celebridades. A torcida foi ao delírio quando o craque se pronunciou pela primeira vez vestindo a camisa do Flamengo. No mesmo dia da apresentação do jogador, fotos revelaram o valor da multa contratual do craque: 400 milhões de reais. O valor astronômico valia para clubes estrangeiros e cairia para 325 milhões de reais para clubes brasileiros.

Atlético Mineiro

Ronaldinho Gaucho Atletico MG.jpg

Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético Mineiro

Quando Ronaldinho rescindiu seu contrato com o Flamengo, Cuca, técnico do Atlético fez uma ligação assim que soube da notícia para o presidente atleticano Alexandre Kalil dizendo que o nosso camisa 10 saiu do Flamengo, Kalil que estava no Rio de Janeiro para contratar outro jogador, marcou então uma reunião com Assis, irmão e agente do jogador e Ronaldinho, na conversa ficou acertado que Ronaldinho se apresentaria e começaria as atividades no dia seguinte. Sem alarde e com muita expectativa, principalmente pelas informações que a mídia passava de que o jogador já estaria acertado com o Atlético criaram um clima de expectativa em volta do clube, no dia 4 de junho de 2012, o jogador acertou com o clube mineiro e começou suas atividades. Antes mesmo do anúncio oficial da contratação, a emissora de tv por assinatura SporTV mostrou imagens ao vivo do jogador treinando com o restante do elenco atleticano, na Cidade do Galo, centro de treinamentos do clube, essas foram as primeiras imagens de Ronaldinho com a camisa do Atlético, captadas desde um helicóptero que sobrevoava o centro de treinamentos atleticano e transmitia ao vivo pela SporTV e pouco depois também pela Rede Globo. O contrato inicial foi válido por 6 meses (junho a dezembro) e o jogador recebeu cerca de 300 mil reais por mês, 1/4 do que o jogador recebia no Flamengo.

Devido a entraves com a liberação da documentação de Ronaldinho, o mesmo não pode estrear no jogo contra o Bahia que era válido pela 3º rodada do Campeonato Brasileiro, em entrevista, Kalil culparia a Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro por isso, chegando a fazer a seguinte declaração: Já imaginávamos isso da Federação Carioca. Mas não é um balde de água fria não, ele (Ronaldinho) sabia que não ia jogar, a sua estreia foi em 10 de junho, no Pacaembu, contra o Palmeiras, usando em sua camisa o número 49, já que o Atlético já tinha Guilherme inscrito com a camisa 10, a escolha do número se deveu a uma homenagem a sua mãe, nascida no ano de 1949 e que travava uma batalha contra um câncer de mama recém descoberto, ao fim da partida, a qual o Atlético venceu por 1 a 0, Ronaldinho foi muito elogiado pela crítica esportiva por ter apresentado boa movimentação, passes precisos e boas jogadas, ali começava uma sequência de bons jogos que faria com segundo enquetes realizadas por portais esportivos, a maioria do brasileiros, independente de preferência clubística, gostaria de ver Ronaldinho com a camisa 10 da Seleção Brasileira novamente. Em 23 de junho de 2012, na vitória por 5 a 1 diante do Naútico marcou seu primeiro gol defendendo a equipe atleticana. . Contra o Figueirense Ronaldinho conseguiu realizar uma trípleta ao marcar 3 gols nessa partida, nesse dia foi permitido a ele se ausentar da partida, pois ficou sabendo pouco antes do início da partida que seu padrasto havia falecido, em uma cena emocionante, ao marcar o primeiro dos três gols seus nessa partida que terminou 6 a 0 para o Atlético e ele participou diretamente em 5 gols, ele se curva e começa a chorar. No total, Ronaldinho fez em 2012 32 jogos pelo Atlético e marcou 9 gols pelo Atlético durante o Campeonato Brasileiro de 2012, com destaque para o gol marcado contra o Cruzeiro no clássico disputado no dia 26 de agosto no estádio Independência, em Belo Horizonte, além de realizar um total de 12 assistências, sendo um dos principais nomes do Atlético que terminou o Campeonato em segundo lugar, dando ao clube uma vaga direta na Libertadores 2013. Ao término da temporada, Ronaldinho foi agraciado com várias premiações por suas atuações durante o Campeonato Brasileiro, pelo Troféu Craques do Brasileirão ele recebeu os prêmios de Melhor meio-campo e Craque da Galera, já da revista Placar ele recebeu os prêmios Bola de Prata e Bola de Ouro, pelo Troféu Guará recebeu Melhor meia e Craque do ano e também Craque do ano pelo Troféu Telê Santana.

Ao fim do ano de 2012 haviam muitas especulações sobre sua permanência no clube mineiro, graças ao bom futebol apresentado, muitos clubes brasileiros e até mesmo do exterior queriam contar com sua presença em 2013, porém no dia 28 de novembro de 2012 o presidente atleticano Alexandre Kalil confirmou por meio de sua conta no Twitter que ele ficaria no clube por mais uma temporada, usando de brincadeira para isso ao dizer "Vocês queriam. Ele ficou!", uma referência aos vários pedidos que recebeu de torcedores para que fizesse o esforço para ele ficar no Atlético, porém as especulações sobre sua permanência aumentaram alguns dias antes, quando uma gravação feita pela Rede Globo mostrava ele dizendo para Richarlyson que esse ficaria com ele em 2013 no Atlético82 , Richarlyson chegou a afirmar posteriormente que estava fora dos planos do Atlético. Com o Atlético se preparando para disputa a Libertadores, o técnico Cuca optou por não usar o jogador na maioria dos jogo do Campeonato Mineiro, jogando durante a primeira fase somente na estreia contra o Cruzeiro, jogo válido pela 4ª rodada que fora antecipado, depois contra o América-TO e em seguida contra o Tupi e depois contra o Villa Nova, e depois os dois jogos da final contra o Cruzeiro, em muitas entrevistas Cuca deixara claro que Ronaldinho participou desses jogos para não ficar sem ritmo de jogo, já que estavam intercalados a datas de jogos pela Libertadores, fazendo com que Ronaldinho chamasse mais a atenção pelos jogos da final, onde foi decisivo na conquista do título atleticano.

Pela Libertadores, ele chamou atenção principalmente na primeira fase, denominada fase-de-grupos, onde foi peça chave para que o Atlético pudesse conseguir 5 vitórias e 1 derrota apenas nos 6 jogos dando assistências, marcando gols antológicos e gerando polêmicas por algumas declarações.

No primeiro jogo que foi contra o São Paulo em 13 de fevereiro de 2013, foi protagonista por participar de um lance além de curioso, raro no futebol, o jogo estava parado para atendimento médico a um jogador do São Paulo e o Atlético possuía a cobrança de lateral, somente esperava a saída dos médicos de campo e a autorização do árbitro, enquanto isso Ronaldinho foi até o goleiro são-paulino Rogério Ceni para beber água, ficando apenas os dois na área do time paulistano, quando o árbitro estava prestes a autorizar a cobrança, Ronaldinho foi andando para o lado e Marcos Rocha fez a cobrança de lateral para ele, que mesmo muito a frente do último marcador, não estava impedido já que no futebol, não existe impedimento na cobrança de lateral, Ronaldinho dominou e passou para Jô marcar o que seria o primeiro gol além disso foi dele o cruzamento do gol de Réver, esse jogo também marcou a reestreia de Diego Tardelli com a camisa atleticana.

No segundo jogo contra o Arsenal de Sarandí, na Argentina, Ronaldinho foi novamente destaque participando com assistência nos três gols de Bernard, numa vitória pelo placar de 5 a 2, de volta para Belo Horizonte, o Atlético enfrentaria The Strongest da Bolívia e Ronaldinho iria mais uma vez ser protagonista, além de ter acertado vários passes fenomenais que quase resultaram em gols, ele foi o autor da assistência para o gol de Jô que abrira o placar, e foi dele também o passe para Marcos Rocha que resultou em pênalti que ele Ronaldinho cobrou e marcou, o que seria seu primeiro gol na Libertadores.

Nos jogos de volta o Atlético voltaria a enfrentar The Strongest, porém desta vez na Bolívia, na temida altitude de La Paz que para evitar a forte ação da altitude nos que não estão acostumados com tal ambiente, o Atlético viaja para a cidade do jogo com 8 dias de antecedência para fazer um trabalho preparatório, havia também um clima de preocupação por este ser o primeiro jogo de um time brasileiro na Bolívia após o incidente que culminou na morte do adolescente Kevin Espada, o Atlético tem um desempenho bem abaixo dos demais jogos que havia feito na Libertadores, exercendo forte pressão contra os bolivianos somente nos 10 primeiros minutos de jogo e nos últimos 10, que foi quando o Atlético conseguiu seus 2 gols que lhe deram a vitória pelo mesmo placar do jogo em Belo Horizonte, Ronaldinho na teve grande participação nesse jogo, porém estava no lance do segundo gol que acabou com o gol contra de Mendez, Ronaldinho estava atrás dele, e mesmo com o incidente do garoto Kevin, Ronaldinho e Atlético receberam homenagens de autoridades locais, a torcida atleticana não enfrentou problemas e o Altético derrubava ali um tabu de 7 anos sem derrota para estrangeiros em competições internacionais por parte do The Strongest.

Ronaldinho no Jogo contra Arsenal no jogo pela Libertadores.jpg

Ronaldinho Gaúcho no Jogo contra Arsenal de Sarandí pela Libertadores de 2013

No jogo seguinte, contra o Arsenal de Sarandí, o Atlético venceria novamente por 5 a 2 e Ronaldinho voltaria a fazer a diferença, além de ter sido elogiado por participar ativamente do jogo, marcou dois gols, um numa cobrança de pênalti que Luan havia sofrido e o outro foi aos 13 do segundo tempo, um gol, sendo esse o quarto, antológico, onde encobre o goleiro do time argentino jogando a bola no ângulo.

O Atlético faria o próximo jogo contra o São Paulo no Morumbi, o Atlético perdera esse jogo por 2 a 0 e tanto o time quanto Ronaldinho foram muito criticados pelo baixo desempenho apresentado, porém a grande notícia do jogo havia sido a declaração de Ronaldinho após o término do jogo, questionado por um repórter ele respondera Para falar a verdade, não estou preocupado. Isso tudo pra gente é um grande treino para a próxima fase. Com essa derrota, o São Paulo se classificaria como o pior 2º colocado e enfrentaria o 1º colocado geral, que era justamente o Atlético, durante a semana que antecedeu ao jogo, muito se disse sobre essa declaração, e também do fato do Atlético ter "despertado" o São Paulo, as declarações da mídia paulista irritaram aos jogadores do Atlético que comentaram sobre isso durante entrevistas coletivas realizadas nos 7 dias que antecederam ao primeiro jogo, a declaração que mais repercutiu foi a de um radialista que havia dito em um programa de cunho esportivo da TV Bandeirantes que o time atleticano não era mais que um "cavalo paraguaio", citando inclusive nome dos quais seriam os principais atletas atleticanos a se encaixar no perfil.

Títulos

Grêmio

Campeonato Gaúcho: 1999
Copa Sul: 1999

Paris Saint-Germain

UEFA Intertoto Cup: 2001

Barcelona

Supercopa da Espanha: 2005, 2006
Campeonato Espanhol de Futebol: 2004-2005, 2005-2006
UEFA Champions League: 2005-2006

Milan

Trofeo Luigi Berlusconi: 2011
Serie A: 2010-11

Flamengo

Taça Guanabara: 2011
Taça Rio: 2011
Campeonato Carioca: 2011

Atlético Mineiro

Campeonato Mineiro: 2013
Copa Libertadores da América: 2013
Recopa Sul-Americana: 2014

Seleção Brasileira

Mundial Sub-17: 1997
Copa América: 1999
Copa do Mundo: 2002
Copa das Confederações: 2005
Jogos Olímpicos: Bronze em 2008
Superclássico das Américas: 2011

Também no FANDOM

Wiki aleatória