FANDOM

Primeira Liga do Brasil
Primeira Liga do Brasil Logo
Dados
Organização: Clubes
Participantes: 16
Campeão: Fluminense
(Atual)
Vice-campeão: Atlético Paranaense
(Atual)
Artilheiro: Diego Souza
Paolo Guerrero
(3 gols)
Melhor Ataque: Fluminense
(9 gols)
Melhor Defesa: Internacional (2 gols)
Maior Goleada: Internacional 3-0 Avaí
Premiações
Cronologia

Primeira Liga è uma entidade desportiva brasileira. Ela é responsável pela organização do torneio oficial da entidade (também conhecida como Copa Sul-Minas-Rio).

História

Antecedentes

No fim de 2002, a CBF determinou o fim dos torneios regionais devido a pressão das equipes das regiões sul e sudeste. Estes alegavam que a implantação do sistema de pontos corridos a partir da temporada seguinte do campeonato brasileiro obrigaria as equipes a conciliar os campeonatos estaduais com os torneios regionais e o brasileirão propriamente dito. Oito anos depois, a ideia de retomar os torneios regionais volta a ganhar força com a recriação da Copa do Nordeste. Desde então, diversas tentativas são discutidas sem chegar a um acordo entre as partes .

Fundação da Primeira Liga

Em março de 2015, surgiu a informação sobre o possível retorno da copa sul minas as equipes do Coritiba e Atlético Mineiro iniciaram as negociações junto a CBF para viabilizar a realização do torneio a partir da temporada 2016. O objetivo era atrair as equipes da região Sul e de Minas para o novo torneio. Após uma série de negociações envolvendo as equipes, uma reunião foi convocada para o dia 21 de agosto. Nele foram definidos o regulamento e a formula de disputa do novo torneio. As equipes da região Sul e de Minas, juntamente com Flamengo e Fluminense assinaram o acordo na ocasião. No mês seguinte, uma nova reunião oficializou a criåção da Primeira Liga. A criação da primeira liga obrigou a CBF a ceder a pressão dos dirigentes, principalmente após o Escândalo de corrupção na FIFA, ocorrido meses antes. Nos meses seguintes foram definidos o calendário e o numero de participantes.

Dois meses antes do inicio do torneio, surgem as primeiras divergências. Algumas equipes ameaçaram se retirar da nova competição devido ao impasse relacionado a venda dos direitos de transmissão para grupo Globo e a interferência da CBF nas negociações, o que levou o CEO da entidade Alexandre Kalil a deixar o cargo. Outra baixa no torneio foi a saída do Cruzeiro, que criticou a falta de agilidade dos dirigentes diante das pressões da CBF pela não realização do novo torneio.

Veto ao torneio

Após um longo processo de definições, a entidade marcou os primeiros jogos para o dia 27 de janeiro. Porem, a CBF vetou a realização do novo torneio alegando que o mesmo não estava incluído no calendário de competições da entidade. Mesmo assim, as equipes não recuaram da decisão e decidiram manter o inicio do torneio para a data originalmente prevista.

Durante os três meses de disputa, a média de público foi de 20 mil espectadores. A final entre Fluminense e Atlético Paranaense foi realizada em Juiz de Fora e o primeiro campeão foi o fluminense.

Temporada 2017

Para a Temporada 2017 as equipes negociaram um novo acordo com a globo. Porem, o Atlético Paranaense não concordou com o pagamento da maior parte ao Flamengo e foi excluído do torneio, sendo substituído pelo Ceará, que foi convidado de ultima hora.

Também no FANDOM

Wiki aleatória