FANDOM


Mario Balotelli
Mario-balotelli-seleções-mais-valiosas-da-Copa-do-Mundo-de-2014
Informações Pessoais
Nascimento 12 de Agosto de 1990 (26 anos)
Cidade Natal    Palermo, Bandeira da Itália
Morte    1,89m
Posição Atacante
Nacionalidade Italiana
Informações do Clube
Clube Atual Milan Bandeira da Itália
Número 45
Clubes de Juventude
2001–2005
2006–2007
Lumezzane Bandeira da Itália
Internazionale Bandeira da Itália
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
2005–2006
2007–2010
2010–2012
2013–2014
2014-
Lumezzane Bandeira da Itália
Internazionale Bandeira da Itália
Manchester City Bandeira da Inglaterra
Milan Bandeira da Itália
Liverpool Bandeira da Inglaterra
2(0)
59(20)
54(20)
43(26)
3(1)   
Seleção Nacional
2010- Itália Bandeira da Itália 33 (13)

Mario Balotelli é um futebolista italiano que atua como atacante atualmente pelo Milan.

Infância e Juventude

Mario Balotelli, filho de Thomas e Rose Barwuah, dois imigrantes ganeses, nasceu em Palermo no dia de 12 de Agosto de 1990. Pouco depois do nascimento, seus pais se mudaram para a cidade de Bagnolo Mella, na província de Brescia. Mais tarde, ele teve complicações potencialmente fatais no intestino, fato que o levou a uma série de operações, vindo a se recuperar plenamente apenas em 1992.

Sua debilitada condição de saúde após o nascimento, aliada a uma difícil situação financeira vivida pela família Barwuah, fizeram com que seus pais concordassem em entregar o menino de três anos de idade apenas para adoção. Em 1993, Mario passou a viver com a família Balotelli, de Concesio, também na província de Brescia. Lá, o menino foi criado por Francesco e Silvia Balotelli, seus pais adotivos, junto com os outros três filhos do casal, dois homens e uma mulher. Os dois irmãos maiores, Giovanni e Corrado, ajudaram os pais a cuidar de Mario e o acompanham na sua carreira até hoje, como procuradores do atacante.

Balotelli precisou esperar até que completasse 18 anos para requerer a cidadania italiana. No dia 13 de Agosto de 2008, em uma cerimônia oficial, o prefeito de Concesio lhe entregou sua carteira de identidade italiana tornando-se, assim, cidadão italiano, o que lhe deu o direito de jogar pela Itália.

Carreira

Internazionale

Balotelli 3

Balotelli atuando pela Internazionale

Balotelli assinou com a Internazionale em 2006, após uma rápida passagem pela equipe principal do Lumezzane durante o segundo turno da temporada 2005-2006. Pelo fato de ter somente 16 anos de idade, foi inicialmente integrado às categorias de base do clube de Milão, e logo chamou a atenção de seus primeiros treinadores. Na temporada 2007-2008, Balotelli fez sua estréia na equipe profissional da Internazionale.

O atacante chamou a atenção de toda a mídia italiana ao marcar dois gols contra a Juventus no jogo de volta das quartas-de-final da Copa da Itália. A partir de então, Balotelli foi ganhando espaços na equipe que era comandada pelo então técnico Roberto Mancini. Todavia, o atleta sempre foi marcado por confusões extra-campo e com a torcida. Um dia, Mario foi visto no vestiário da equipe cantando o hino do principal rival, o Milan. Pouco tempo depois, foi pego por torcedores assistindo jogos do Milan e vestindo a camisa do clube rossonero.

Tanto quanto me diz respeito, um rapaz como ele não pode se permitir a treinar menos do que jogadores como Figo, Córdoba e Zanetti.

— José Mourinho, em uma de suas polêmicas com Balotelli

Na temporada 2008-2009, Balotelli se tornou o jogador mais jovem da Inter a marcar um gol por uma partida na Liga dos Campeões da Europa. O feito aconteceu quando o jogador tinha apenas 18 anos, contra o Anorthosis Famagusta, do Chipre, em um empate por 3x3. No entanto, as polêmicas continuavam, dessa vez, com o treinador José Mourinho, que não cansava de questionar o comportamento desleixado de Balotelli nos treinos.

Manchester City

Balotelli 4

Balotelli e Mancini na beira do gramado

Bem, só há um jogador ligeiramente mais forte que eu: Messi. Todos os outros estão atrás de mim.

— Balotelli, em mais uma declaração polêmica

Em 12 de Agosto de 2010, Balotelli acertou sua transferência para o Manchester City, da Inglaterra. O clube inglês pagou cerca de 24 milhões de libras pelo atleta, valor que transformou a negociação numa das mais caras daquela janela de transferências. Apesar de ter marcados impostantes gols, com a boa fase do argentino Sergio Agüero na temporada, Mario Balotelli passou a ser opção no banco de reservas. Uma série de confusões fora dos gramados foram primordiais para a saída do atacante dos Citizens. No dia 15 de Dezembro de 2011, por exemplo, Balotelli se envolveu em uma briga, durante um treino, com seu companheiro de clube Micah Richards. Já no dia 3 de Janeiro de 2013, o italiano e o técnico Roberto Mancini discutiram e chegaram a trocar empurrões antes de serem contidos por outros jogadores e membros da comissão técnica. Tudo começou depois que Mancini chamou a atenção de Balotelli após este acertar um carrinho violento em Scott Sinclair.

Milan

No dia 29 de Janeiro de 2013, o Milan anunciou Balotelli por 20 milhões de euros. Após sua saída do Manchester City, Mancini técnico do clube inglês disse que Balotelli poderia se tornar um dos melhores jogadores do mundo. Logo em sua estréia pelos rossoneri, o atacante marcou 2 gols contra a Udinese.

Seleção Italiana

Eurocopa 2012

Balotelli 2

Balotelli tira a camisa após ter marcado um gol contra a Alemanha

Não me sinto um rebelde. [...] Penso que sou um gênio. Meu talento é divino e penso que existem muito poucos jogadores que possam se comparar a mim.

— Balotelli, em declaração durante a Euro 2012

Com a lesão de Osvaldo, Mario Balotelli foi convocado pelo técnico Prandelli para a Eurocopa de 2012 com o objetivo de ser o grande atacante da azzurra. Devido a uma declaração do atacante, em que ele se auto-titulou como um gênio que possui um talento divino, Balotelli foi massacrado pela imprensa.

Na estréia da Itália contra a Espanha na competição, Mario Balotelli foi substituído por Di Natale após ter perdido uma grande oportunidade de marcar um gol frente a frente com Iker Casillas. Todavia, o atleta deu a volta por cima na semi-final da competição, marcando dois espetaculares gols e ajudando sua seleção a bater a Alemanha pelo placar de 2 a 1.

Copa do Mundo 2014

A primeira partida da Balotelli pela seleção italiana em uma Copa do Mundo foi positiva. O jogador marcou um gol de cabeça no segundo tempo do jogo diante da Inglaterra após um cruzamento da direita de Antonio Candreva; partida que encerou com uma vitoria da azzurra por 2 a 1. Todavia esse foi o único capítulo positivo da passagem de Balotelli pelo Brasil na Copa do Mundo. Na 2ª partida, diante da Costa Rica, o atacante perdeu duas oportunidades de marcar e viu sua seleção escaldar no sol pernambucano das 13 horas e perder por 1 x 0. Após a derrota, Mario Balotelli foi super criticado pela imprensa italiana. No jogo contra o Uruguai, o camisa 9 só apareceu para tomar um cartão amarelo. No intervalo, discutiu com o técnico Cesare Prandelli, e não voltou para o 2º tempo.

Após a eliminação, Balotelli foi um dos mais criticados pela imprensa italiana, por torcedores, e por ex-jogadores campeões na seleção. Além disso, críticas de companheiros de grupo (Gianluigi Buffon e Daniele De Rossi) foram feitas ao atacante por não ter ficado no vestiário para ver a despedida de Andrea Pirlo e de Cesare Prandelli da seleção, e por não dar o máximo de si em campo. Mario se defendeu em uma rede social, afirmando que não escolheu ser italiano, que deu o máximo de si em campo e pedindo o fim do racismo.

Vida Pessoal

Balotelli Why Always Me

"Why Always Me?"

Mario Balotelli sempre teve uma vida pessoal muito conturbada. Taxado pelo impressa de todo o mundo como "problemático", o atleta parece querer sempre dar uma resposta para os que o julgam. No dia 23 de Outubro de 2011, em uma vitória histórica de 6 a 1 do Manchester City, sobre o rival Manchester United, o jogador comemorou um de seus gols levantando a camisa de seu time e revelando outra em que a seguinte frase estava escrita: "Why always me?" (Por que sempre eu?), em resposta a suas polêmicas. Ainda jogando pelo City, o italiano uma vez ateou fogo em sua próprio casa sem querer, após tentar soltar fogos de artifício pela janela do banheiro.

Títulos

Internazionale
Manchester City
  • Copa da Inglaterra: 2010-2011
  • Campeonato Inglês: 2011-2012
  • Supercopa da Inglaterra: 2012

Prêmios Individuais

  • Golden Boy: 2010
  • Equipe da Euro: 2012

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória