FANDOM

Manuel Neuer
Ação de Manuel Neuer
Informações Pessoais
Nascimento 27 de Março de 1986 (31 anos)
Cidade Natal    Gelsenkirchen, Bandeira da Alemanha
Altura 1,91m
Posição Goleiro
Nacionalidade Alemã Bandeira da Alemanha
Informações do Clube
Clube Atual Bayern de Munique Bandeira da Alemanha
Número 1
Clubes de Juventude
1991-2005 Schalke 04 Bandeira da Alemanha
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
2003-2008
2006-2011
2011-
Schalke 04 II Bandeira da Alemanha
Schalke 04 Bandeira da Alemanha
Bayern de Munique Bandeira da Alemanha
26(0)
203(0)
206(0)   
Seleção Nacional
2009- Alemanha Bandeira da Alemanha 58(0)

Manuel Neuer é um futebolista que atualmente joga como goleiro pelo Bayern de Munique.

Carreira

Schalke 04

Após mais de dez anos atuando pelas categorias de base do Schalke 04, Neuer assinou seu primeiro contrato profissional em 2005. Fez sua estreia no Campeonato Alemão na 2ª rodada da temporada 2006-2007. Aos poucos, foi ocupando a vaga de titular antes pertencente a Frank Rost.

No dia 5 de Março de 2008, nas oitavas-de-final da 2007-2008, contra o Porto, Neuer destacou-se ao realizar boas defesas e levar a partida para a disputa de pênaltis. Nos pênaltis, ele defendeu as cobranças de Bruno Alves e Lisandro López, decretando a classificação dos alemães às quartas-de-final.

Nas semi-finais da Liga dos Campeões da Europa 2010-2011, Neuer chamou a atenção da mídia esportiva após fazer grandes defesas na partida de ida contra o Manchester United, evitando uma derrota ainda maior que 2 a 0. Para muitos, essa foi a melhor temporada da carreira de Neuer que se encerrou com o conquista da Copa da Alemanha. A partir de então, vários rumores sobre sua ida para o Bayern de Munique tomaram conta da cena da mídia esportiva alemã. Apesar de negar várias vezes sua ida para os bávaros, no dia primeiro de Julho de 2011, foi oficializada a contratação.

Bayern de Munique

A estreia de Neuer pelo Bayern de Munique foi na abertura do campeonato alemão contra o Borussia Mönchengladbach dia 7 de Agosto de 2011. Na Liga dos Campeões da Europa 2011-2012 Manuel Neuer ganhou a confiança dos torcedores de Munique após um empate nas semi-finais contra o Real Madrid, conseguindo defender duas cobranças de pênaltis, uma de Cristiano Ronaldo e uma de Kaká. Na final dessa mesma competição, Neuer mais uma vez apareceu nas cobranças de penalidades máximas, dessa fez contra o Chelsea, defendendo uma cobrando de Mata e surpreendentemente convertendo uma cobrança. Todavia, o alemão não deu sorte e sua equipe perdeu o título.

Na temporada 2012-2013, foi uma das mais vitoriosas da carreira de Neuer. Nela, o goleiro conseguiu ficar 22 partidas sem sofrer gols, conquistou o título do campeonato alemão a Liga dos Campeões da Europa em cima do rival Borussia Dortmund, o Mundial de Clubes. Por fim, foi eleito o melhor goleiro de 2013 pela FIFA.

Seleção Alemã

Manuel Neuer 1

Neuer atuando pela Alemanha

A estreia de Manuel Neuer pela seleção principal da Alemanha ocorreu no dia 2 de Junho de 2009, contra os Emirados Árabes, durante uma turnê do Nationalelf pela Ásia.

Copa do Mundo de 2010

No ano seguinte, foi convocado por Joachim Löw para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Neuer jogou todas as partidas da Copa do Mundo, e durante a fase de grupos sofreu apenas um gol, em uma partida contra a Sérvia. Os alemães acabaram derrotados pela Espanha nas semi-finais, seleção a qual futuramente viria a se tornar a campeã do torneio.

Euro 2012

Neuer foi convocado por Löw dois anos depois do mundial na África do Sul para disputar a Eurocopa que seria realizada na Polônia e na Ucrânia. Na fase de grupos, o goleiro levou apenas 2 gols e a Alemanha se classificou com facilidade para as quartas de final. Após passar nas quartas de final em um 4 x 2 diante da Grécia, Neuer tomou dois gols de Balotelli nas semi finais e foi eliminado junto com sua equipe.

Copa do Mundo de 2014

Manuel Neuer fez uma copa do mundo excelente. Além de conquistar o título mundial ao lado de seus companheiros de equipe, recebeu o prêmio "luva de ouro" da FIFA, como melhor goleiro da competição. Diante de seus adversários na fase de grupos, Neuer não teve muito trabalho, tendo tomado apenas dois gols, os dois em uma mesma partida contra a seleção ganesa que terminou empatada. Nas oitavas-de-final, a ausência de Mats Hummels na defesa alemã, forçou Neuer a sair várias vezes como jogador de linha, impedindo que o pior viesse a acontecer. Depois dessa partida, muitos membros da imprensa mundial passaram a ver o goleiro alemão como um líbero, função exercida por Franz Beckenbauer durante a década de 1970 na seleção alemã. Diante dos franceses nas quartas-de-final, Neuer fez uma defesa espetacular sem mostrar muito esforço em um chute de Karim Benzema já nos acréscimos do segundo tempo. Contra os anfitriões, apesar do vexatório 7 a 1 para os alemãs, o goleiro mostrou reflexo em algumas ótimas defesas. Na final, Manuel Neuer fez mais uma boa partida, e conquistou o tão sonhado título mundial.

Títulos

Clubes

Bandeira da Alemanha Schalke 04
Bandeira da Alemanha Bayern de Munique

Seleção Alemã Bandeira da Alemanha

Prêmios Individuais

  • Melhor goleiro da Bundesliga: 2007
  • Melhor goleiro da UEFA Euro Sub-21: 2009
  • Silbernes Lorbeerblatt: 2010
  • Jogador do Ano na Bundesliga: 2011
  • Equipe da Euro: 2012
  • Equipe do ano do jornal L'Équipe: 2013
  • FIFPro World XI: 2013
  • Time do Ano da UEFA: 2013
  • Melhor Goleiro do Mundo: 2013

Também no FANDOM

Wiki aleatória