FANDOM

Jefferson
Jefferson.jpeg
Informações Pessoais
Data de Nascimento: 02/01/1983
Cidade Natal: São Vicente, SP
Nacionalidade: Brasileiro
Altura: 1,88m
Site Oficial:
Informações Profissionais
Período em Atividade: 2000-presente
Clube Atual: Botafogo
Número: 1
Posição: Goleiro
Clubes Profissionais: Cruzeiro
Trabzonspor
Konyaspor
Botafogo

Jefferson de Oliveira Galvão, mais conhecido como Jefferson (São Vicente, São Paulo, 2 de janeiro de 1983) é um jogador brasileiro que atua como goleiro. Atualmente defende o Botafogo.

Carreira

Jéfferson foi revelado nas categorias de base Cruzeiro e foi a equipe profissional onde jogou de 2000 a 2002. O começo da carreira profissional foi difícil, principalmente após a atuação vexatória na final da Copa dos Campeões de 2002, contra o Paysandu (derrota por 4x3). Acusado de ter falhado em pelo menos três dos quatro gols sofridos pelo Cruzeiro, foi emprestado ao Botafogo,onde conseguiu destaque em 2004 e meados de 2005. Integrou o elenco da Seleção sub-20 que ganhou o Campeonato Mundial sub-20 da FIFA em 2003, disputado nos Emirados Árabes Unidos. Em 2005, o Trabzonspor o contratou para substituir o goleiro australiano Michael Petković.

Durante a temporada 2008–09, defendeu outro time turco, o Konyaspor. Em 2012, assinou contrato com a marca de artigos esportivos brasileira Penalty para usar chuteiras e luvas.

A volta ao Botafogo

Em 2009 voltou ao Glorioso, e reestreou justamente em um clássico contra o Fluminense pela 31° rodada do brasileirão, sendo o destaque da partida com grandes intervenções e belas defesas. Jefferson continuou sendo titular na meta alvinegra, pois Castillo vinha cometendo diversas falhas e Renan estava se recuperando de uma contusão. Na reta final daquele ano o arqueiro foi o destaque do time, salvando a equipe diversas vezes de levar goleadas ou de tomar o gol de empate ou virada.

Em 2010, na partida contra o Flamengo, fez uma defesa milagrosa em chute de Vágner Love a queima roupa, dando assim a vitória do Alvinegro Carioca sobre o maior rival por 2 a 1, garantindo o Botafogo na final da Taça Guanabara de 2010. E mais tarde, na decisão da Taça Rio do mesmo ano, defendeu um pênalti do atacante Adriano, do Flamengo, garantindo a conquista da Taça Rio e, consequentemente, o título do Estadual de 2010 por antecipação, não sendo assim necessária a realização das finais do campeonato. Logo após a conquista, o goleiro acertou a renovação de seu contrato, assinando vínculo com o alvinegro até o final do ano de 2012. Jefferson se destacou no gol do Botafogo naquele ano, e no segundo semestre, foi convocado para a seleção brasileira pelo técnico Mano Menezes, conseguindo a façanha de ser o primeiro jogador do Botafogo à chegar a seleção em 12 anos. Desde a Copa do Mundo de 1998, quando o zagueiro Gonçalves e o atacante Bebeto fizeram parte do time do Brasil que foi vice-campeão, o clube não tinha um jogador na seleção.

Em 2011, o Botafogo não teve um bom ano, não conquistando nenhum título. Mesmo assim, Jefferson continuou como ídolo, se destacando em várias partidas. Tanto foi o destaque que até recebeu propostas para deixar o Botafogo. O milionário Milan da Itália chegou a fazer uma proposta para que Jefferson se tornasse o substituto de Dida, mas ele preferiu continuar no clube carioca. No mesmo ano, estreou na Seleção Brasileira de Futebol (havia sido convocado pela primeira vez no ano anterior, mas só havia ficado no banco de reservas até então).[1]

No dia 15 de julho de 2012, Jefferson completou 250 jogos pelo Botafogo contra o Fluminense, onde a partida terminou de 1 a 1.

No dia 20 de janeiro de 2013, na vitória sobre o Duque de Caxias por 3 a 0 válido pela primeira rodada da Taça Guanabara, Jefferson se tornou o recordista de jogos pelo botafogo no Engenhão com 108 partidas pelo clube no estadio. Depois do título de campeão carioca e com grandes atuações, Jefferson desperta interesse do Manchester United.[2]

Referências

Também no FANDOM

Wiki aleatória