FANDOM

Gianluigi Buffon
Gianluigi Buffon 1.jpg
Informações Pessoais
Nascimento 28 de Janeiro de 1978 (39 anos)
Cidade Natal    Carrara, Bandeira da Itália.png
Altura 1,91m
Posição Goleiro
Nacionalidade Italiana Bandeira da Itália.png
Informações do Clube
Clube Atual Juventus Bandeira da Itália.png
Número 1
Clubes de Juventude
1984-1986
1986–1990
1990–1991
1991–1995
Canaletto Bandeira da Itália.png
Perticata Bandeira da Itália.png
Bonascola Bandeira da Itália.png
Parma Bandeira da Itália.png
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
1995–2001
2001-
Parma Bandeira da Itália.png
Juventus Bandeira da Itália.png
225(0)
502(0)   
Seleção Nacional
1997- Itália Bandeira da Itália.png 146(0)

Gianluigi Buffon é um futebolista italiano que atua como goleiro na Juventus. Também conhecido como Gigi ou Superman, Buffon fez parte do elenco titular da seleção italiana na Copa do Mundo de 2006 a qual conquistou o tetra campeonato para a azzurra. Em 2013, o atleta foi considerado pela FIFA o melhor goleiro do século XXI.

Carreira

Parma

Buffon começou sua carreira nas categorias de base do Parma em 1991 com somente 13 anos de idade. Após conquistar a taça da UEFA, em 1998, Buffon despertou o interesse da Juventus.

Juventus

Em 2001, Buffon foi anunciado como novo reforço da Juventus, que pagou 45 milhões de euros para tirar o atleta do clube em que o revelou. Em sua primeira temporada, o atleta foi imediatamente inserido no time titular e ajudou a equipe a conquistar o título da série A. Na temporada seguinte, ajudou o time na Liga dos Campeões da Europa, no entanto, foi eliminado nos pênaltis pelo rival Milan. Em 2004 Buffon foi nomeado por Pelé um dos 125 maiores jogadores do ano. Em 2005, o goleiro sofreu uma luxação no ombro e ficou um bom tempo fora dos campos. Preocupada, a Juventus contratou o goleiro Christian Abbiati. Todavia, Buffon se recuperou a tempo e ajudou a Velha Senhora a conquistar se segundo scudetto consecutivo.

Durante a temporada 2011-2012, Buffon fez várias defesas, inclusive uma em uma cobrança de pênalti de Francesco Totti, e colaborou para que a Juventus retornasse ao cenário principal do campeonato italiano, adquirindo mais um scudetto.

Seleção Italiana

Buffon estreou com a camisa da seleção italiana no dia 29 de Outubro de 1997, quando substituiu Gianluca Pagliuca,numa partida das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998 contra a Rússia.

Em 1998, ele foi convocado para a Copa do Mundo, todavia, não recebeu oportunidades no time titular uma vez que Pagliuca permaneceu como primeira opção para o gol.

Durante a Copa do Mundo de 2006, Buffon conquistou a incrível marca de permanecer 453 minutos sem tomar um único gol. Na ocasião, foi eleito o melhor do mundo e ajudou a azzurra a conquistar seu mundial de número quatro.

Na Copa do Mundo de 2010, infelizmente para os italianos, o atleta se contundiu na primeira partida de sua seleção e ficou de fora do mundial.

Copa do Mundo de 2014

Buffon não pôde participar do primeiro jogo da azzurra na competição devido a uma lesão, visto isso, apenas enfrentou as seleções da Costa Rica e do Uruguai. No entanto, não pôde evitar a eliminação da Itália na primeira fase. Diante do Uruguai, chegou até a fazer boas defesas, uma delas em um chute a queima roupa de Luis Suárez, mas não evitou que a cabeçada de Diego Godín estufasse as redes italianas. Revoltado, Buffon criticou a vontade de vencer dos jovens, e defendeu os jogadores mais experientes do elenco.

Títulos

Parma
  • Copa da UEFA: 1998-99
  • Copa Itália: 1998-99
  • Supercopa da Itália: 1999
Juventus
Seleção Italiana
  • Copa do Mundo: 2006
  • Campeonato Europeu de Futebol Sub-21: 1996

Também no FANDOM

Wiki aleatória