FANDOM

Gabriel Barbosa Almeida
Gabigol
Informações Pessoais
Nascimento 30 de agosto de 1996 (20 anos)
Cidade Natal    São Bernardo do Campo, Bandeira do Brasil
Altura 1,76m
Posição Atacante
Nacionalidade Brasileira Bandeira do Brasil
Informações do Clube
Clube Atual Internazionale Bandeira da Itália
Número -
Clubes de Juventude
2005–2013 Santos Bandeira do Brasil
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
2013–2016
2016–
Santos Bandeira do Brasil
Internazionale Bandeira da Itália
157(57)
0(0)   
Seleção Nacional
2015–
2016–
Brasil sub-23 Bandeira do Brasil
Brasil Bandeira do Brasil
12(9)
4(2)

Gabriel Barbosa Almeida, mais conhecido como Gabriel ou Gabigol, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, defende o Santos.

Carreira

Santos

Apoiado por seu avô e conhecidos, insistiu no futebol, descoberto por Zito, durante uma partida de futsal contra o São Paulo, virou grande promessa das categorias de base do Santos Futebol Clube, Gabriel chegou ao clube com apenas 8 anos de idade, é conhecido desde muito pequeno como joia do clube, marcando mais de 600 gols2 nas divisões de base e desde os 14 anos acumulando convocações às seleções de base do Brasil, o jogador tem multa avaliada em 50 milhões de euros.

Gabriel foi promovido para o time principal em 2013 com apenas 16 anos. Fez sua estréia em uma partida amistosa no dia 16 de janeiro de 2013 na vitória por 4 a 0 contra o Grêmio Barueri, porém, a estréia em partidas oficiais aconteceu no dia 26 de maio diante do Flamengo no empate por 0 a 0. Seu primeiro gol como profissional foi no dia 21 de agosto, na partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2013 contra o Grêmio na vitória por 1 a 0. Gabriel entrou para a história do Santos marcando o gol de número 12 mil da história do clube, na goleada por 5 a 1 em cima do Botafogo-SP.

Iniciou o ano de 2014 sendo titular da equipe, ganhando reconhecimento da torcida após vitória por goleada no clássico contra o Corinthians, pelo placar de 5 a 1. Perdeu a titularidade com a chegada do atacante Leandro Damião, a contratação mais cara envolvendo clubes brasileiros e a segunda mais cara do futebol brasileiro, mas ajudou o time a chegar na final do Campeonato Paulista de 2014, sendo um dos principais jogadores do elenco na competição. Gabigol foi o artilheiro da Copa do Brasil de 2014 com seis gols marcados e artilheiro do Santos no ano de 2014, com 21 gols marcados.

Gabigol foi artilheiro novamente da Copa do Brasil, desta vez, da edição de 2015, marcando oito gols e se tornou recordista do clube na competição, ultrapassando Neymar, que tinha 13. No primeiro jogo da final, ocorrido em 25 de novembro, marcou o único gol da vitória santista sobre o Palmeiras, com um chute cruzado após assistência de Ricardo Oliveira. No segundo jogo, entretanto, a equipe paulistana reverteu a vantagem e foi campeã na decisão por pênaltis. Encerrou o ano considerado o jogador mais valorizado do futebol brasileiro, segundo site especializado.

No Campeonato Paulista de 2016, foi artilheiro do Santos na competição em que a equipe sagrou-se campeã, e foi eleito para o time ideal do torneio.

Internazionale

Em 26 de agosto de 2016, Gabriel viajou para a Itália para assinar contrato com a Internazionale. O atacante voltou ao Brasil após fazer exames médicos e assinar contrato com o clube italiano para jogar sua última partida pelo Santos, contra o Figueirense na Vila Belmiro, em 28 de agosto.

Em 30 de agosto de 2016, Gabriel foi anunciado como reforço da Internazionale, contratado por 27,5 milhões de euros.

Seleção Brasileira

Gabriel participou de muitos torneios pelas categorias de base da seleção brasileira, como a Copa do Mundo Sub-17 de 2013 e o Sul-Americano Sub-20 de 2015, mas o único título conquistado pela seleção com sua integração foi o Torneio Internacional de COTIF, em 2014.

No dia 26 de março de 2016, Gabriel foi convocado pelo técnico Dunga, para substituir o atacante Neymar, após suspensão ao receber o terceiro cartão amarelo (que gera suspensão automática) no jogo contra o Uruguai terminado em 2 a 2. Em 5 de maio de 2016, foi convocado para a disputa da Copa América Centenário. Estreou pela seleção principal em 30 de maio de 2016 em partida amistosa contra o Panamá. Entrou em campo no segundo tempo e marcou o segundo gol do jogo.

Fez parte do elenco que conquistou a primeira medalha de ouro conquistada pela seleção brasileira olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Títulos

Bandeira do Brasil Santos

Bandeira do Brasil Seleção Brasileira

  • Medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro: 2016

Categorias de Base

Bandeira do Brasil Santos

  • Campeonato Paulista Sub-13: 2008
  • Campeonato Paulista Sub-15: 2011
  • Campeonato Brasileiro Sub-17: 2012

Bandeira do Brasil Seleção Brasileira

  • Torneio Internacional de COTIF Sub-20: 2014

Artilharias

  • Artilheiro da Copa do Brasil: 2015 - (8 gols)
  • Artilheiro do Torneio Internacional de COTIF Sub-20: 2014 - (3 gols)

Também no FANDOM

Wiki aleatória