FANDOM

EC Juventude
Juventude
Alcunhas: Ju
Juve
Papo
História
Fundação: 29 de Junho de 1913 (104 anos)
Fundadores: 35 membros-fundadores
Estádio: Alfredo Jaconi
Hierarquia
Presidente: Roberto Tonietto
Treinador: Paulo César Parente
Outros
Patrocinadores: Banrisul
Dream Fitness
Fátima Saúde
Rodoil
Material Esportivo: 19Treze
Mascote: Papagaio
Competições: Série B
Copa do Brasil
Campeonato Gaúcho
Ranking Nacional: 38º colocado, 3.910 pontos
Website: http://www.juventude.com.br/
Torcida
Torcedor: Papada
Jaconeiro
Títulos
Estaduais: Campeonato Gaúcho
(1998)
Nacionais: Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B
(1994)
Copa do Brasil
(1999)
A Juventude, clube tradicional brasileiro de Caxias do Sul, em RS, é o único do interior do seu estado a conquistar uma edição da Copa do Brasil, no ano de 1999. Também já obteve o título da Série B em 1994 e um Campeonato Gaúcho.

Além de tudo, foi o primeiro clube do interior gaúcho a disputar uma Copa Libertadores em 2000 e nunca rebaixado para a segunda divisão estadual.

Ele é um Grande Rival do Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul,com o Grande Clássico Ca-Ju

Fundação

O clube foi fundado por trinta e cinco membros-fundadores, e após disputar com sucesso várias edições do campeonato municipal, o clube entrou em vigor no cenário nacional. Com a criação da Divisão de Honra do futebol gaúcho, o clube ganhou mais um campeonato para disputar, sendo vice-campeão em 1965. Em 75, aconteceu o primeiro clássico entre a Juve e Caxias da história, com vitória alviverde por um a zero. Em 1977, 1978 e 1979, o time viria a participar da elite do futebol brasileiro.

Viagens

No ano de 1982, a Ju viria a participar de uma excursão na Ásia, jogando contra times como Al-Nars, Al-Ettifaq, Al-Ahli e a própria Seleção Sul-Coreana.

Anos Dourados

Com uma nova patrocinadora, a Parmalat, que rendeu bons frutos, a Juventude conseguiu uma heroica ascensão para a primeira divisão, sendo também campeã da segundona. Enfim, com anos de sucesso, o time obteve a melhor colocação nacional de sua história, ficando em quinto lugar no campeonato, após empatar em 1 a 1 com o Vasco da Gama. Em 1998, mais um motivo para celebrar: O título gaúcho invicto, vencendo o Sport Club Internacional na finalíssima. Em 1999, após o título da Copa do Brasil, na sua primeira participação de uma Copa Libertadores da América, a Juventude se classificou no grupo do Palmeiras, mas não passou da fase de grupos, todavia, terminou a competição invicta, com 2 vitórias e um empate, chegando a golear o clube boliviano The Strongest por 4 a 0. Com mais uma temporada brilhante já em 2002, o clube terminou o brasileirão na 7ª colocação.

A queda

Em 2007, com problemas no elenco, o alviverde gaúcho foi rebaixado para a segunda divisão. Já na Série B, o clube passou raspando no retorno à elite. Todavia, o ano seguinte foi catastrófico: Com uma campanha terrível, a Série C foi apenas resultado.

Já no ano seguinte, mais problemas. Ao contrário do imaginado, o clube não voltou para a segundona, mas caiu para a Série D, a última divisão nacional. Em 2010, foram 3 vitórias em 23 partidas.

Renascimento

Em 2011, o clube obteve o terceiro lugar no gauchão. E na série D, infelizmente, caiu nas oitavas. Mesmo assim, sagrou-se campeão da Copa FGF (Copa Federação Gaúcha de Futebol). Em 2013, no ano do centenário, em 22 de Setembro, o torcedor finalmente poderia voltar a acreditar no potencial do time, que voltou à terceira divisão, sendo vice-campeã perdendo para o Botafogo-PB.

2016

Com uma grande participação na Copa do Brasil, o clube Jaconeiro só parou quando jogou contra o Clube Atlético Mineiro. Já no campeonato nacional, voltou para a Série B depois de longos anos de espera, e os torcedores podem continuar sonhando com o retorno à elite, contando com uma boa administração e reforços pontuais.

Também no FANDOM

Wiki aleatória