FANDOM

Em construção Página em construção!

Essa página ainda está em construção. Ajude-a contribuindo da forma necessária.

Daniel Alves
Ação de Daniel Alves
Informações Pessoais
Nascimento 6 de maio de 1983 (34 anos)
Cidade Natal    Juazeiro, Bandeira do Brasil
Altura 1,73m
Posição Lateral-direito
Nacionalidade Brasileira Bandeira do Brasil
Informações do Clube
Clube Atual Juventus Bandeira da Itália
Número 23
Clubes de Juventude
1996–1998
1998–2001
Juazeiro Bandeira do Brasil
Bahia Bandeira do Brasil
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
2001–2003
2002–2003
2003–2008
2008–2016
2016–
Bahia Bandeira do Brasil
Sevilla Bandeira da Espanha (emp.)
Sevilla Bandeira da Espanha
Barcelona Bandeira da Espanha
Juventus Bandeira da Itália
58(6)
11(0)
235(16)
391(21)
13(1)   
Seleção Nacional
2006– Brasil Bandeira do Brasil 100(7)

Daniel Alves da Silva é um futebolista brasileiro que atua como lateral-direito. Atualmente, joga pela Juventus.

Nascido em Juazeiro, Bahia, Daniel teve uma infância pobre, na qual, ao lado do pai, trabalhava na roça, plantando tomate, cebola e melão, e armava arapucas para caçar aves e reforçar a alimentação da família. Desde cedo amante do futebol, o então jovem garoto improvisava bolas com sacos plásticos ou meias velhas. Daniel chegou, inclusive, a fazer ponta no filme de Sérgio Rezende Guerra dos Canudos, de 1997. Segundo o lateral, em troca de "alimentação e R$5 ou R$10 por dia", ele aceitou ser figurante. O lateral considerou a experiência "muito legal."

Carreira

Juazeiro

Daniel-Alves-JSC

Daniel Alves pelo Juazeiro

O técnico José Carlos Queiroz, o qual à convite do amigo Cláudio Carneiro, que assumiu o Juazeiro Social Clube de 1998 até 2000, foi quem levou Daniel para o Bahia, ainda com 15 anos de idade. Cláudio, que havia se tornado supervisor do clube, falou que tinha um jogador acima da média no juvenil do Juazeiro:
No primeiro treino que vi, gostei e trouxe ele do juvenil para o profissional.

— Cláudio Carneiro, supervisor do Juazeiro, sobre Daniel.

Chegou a disputar uma partida junto com os profissionais do Juazeiro, um amistoso de inauguração do estádio da Seleção da cidade de Conceição do Coité, que disputa torneios amadores.

Bahia

Daniel2

Daniel Alves pelo Bahia

Após alguns anos nas categorias de base do Bahia, na reta final do Campeonato Brasileiro de 2001, com as contusões do titular Denílson e de seu reserva imediato Mantena, Daniel teve sua primeira chance de jogar como titular, no dia 11 de novembro, no triunfo do Bahia sobre o Paraná por 3-0, na Fonte Nova. O jovem lateral não decepcionou. Daniel jogou com ousadia, garra, mostrou excelente prepara físico, marcou com eficiência, apoiou bastante o ataque e foi o grande destaque deste jogo, sofrendo um pênalti e dando passe para um dos gols. Durante a partida, a boa atuação fez com que os torcedores exigissem, em coro: "Ah! Ah! Ah! Daniel é titular".

O técnico Evaristo de Macedo atendeu aos pedidos e, nas partidas seguintes, Daniel não saiu mais da equipe titular.

No ano seguinte, 2002, mesmo com Bobô assumindo o cargo de treinador, Daniel continuou sendo titular absoluto do Bahia.

Acho que, por seu talento, e pela falta de bons valores no país para a posição dele, o Daniel é forte candidato a integrar a seleção brasileira num futuro próximo

— profetizou o treinador dos juniores do Bahia, Marcelo Chamusca.

Aos poucos, foi se destacando e mostrando que merecia uma vaga na seleção, mesmo que jovem. Até que ele conseguiu.

Sevilla

Daniel Alves no Sevilla

Daniel Alves pronto para uma cobrança de Falta.

No início do segundo semestre de 2002, suas excelentes atuações pelo Bahia despertaram o interesse de clubes do exterior. Daniel foi contratado pelo Sevilla, da Espanha, inicialmente por empréstimo de uma temporada.

Ao final da temporada 2002-03, Daniel havia atuado em dez partidas na La Liga e agradado os torcedores e dirigentes do Sevilla com suas excelentes atuações durante o empréstimo.

Em dezembro de 2003, durante sua segunda temporada pelo clube da cidade de Sevilha, conquistou o Mundial Sub-20 pela seleção brasileira. Daniel foi um dos grandes destaques da equipe, terminando como o terceiro melhor jogador do torneio.

Em junho de 2006, após alguns anos se destacando no Sevilla, as especulações acerca da transferência de Daniel para clubes de maior expressão eram grandes. O clube espanhol esteve próximo de vender o jogador para o Liverpool, da Inglaterra, porém, os dois clubes não chegaram a um acordo sobre o valor da transferência. Em dezembro do mesmo ano, Dani Alves assinou um novo contrato com o Sevilla, com duração até 2012.

Finalizou a temporada 2006-07 com êxito, com 47 partidas e cinco gols marcados, atuando em todas as partidas da UEFA Cup, torneio conquistado pelo clube.

Após alguns anos jogando na Espanha, adquiriu a nacionalidade espanhola, o que lhe excluiria da necessidade de uma autorização de trabalho para jogar em qualquer país da União Europeia.

Em 1 de agosto de 2007, em entrevista ao SporTV, Daniel disse que tinha vontade de sair do Sevilla e ir para um grande clube europeu, reiterando, em maio de 2008, o seu desejo de deixar o clube. Afirmou que ele estava lisonjeado com o interesse do Chelsea e que ele nunca recusaria tal proposta. Daniel confirmou ainda que seu empresário havia ido à Inglaterra há algum tempo para negociar com o clube londrino.

O Sevilla acabou rejeitando todas as propostas, sendo duas delas vindas do Chelsea e uma do Barcelona, considerando-as como "muito abaixo do esperado". O presidente do Sevilla, José María del Nido, aproveitou para desdenhar do valor da proposta do time catalão:

Por €25 milhões eu envio as chuteiras de Daniel para que coloquem em um lateral deles. Ele é um grande jogador, talvez o melhor lateral-direito do mundo

— José María del Nido, sobre a proposta do Barcelona por Daniel Alves.

Títulos

Bandeira do Brasil Seleção Brasileira

  • Copa das Confederações: 2009, 2013
  • Copa América: 2007
  • Mundial Sub-20: 2003

Bandeira da Espanha Barcelona

  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2009, 2011
  • Supercopa Europeia: 2009 e 2011
  • Supercopa da Espanha: 2009, 2010, 2011, 2013
  • Liga dos Campeões da UEFA: 2008-09, 2010-11, 2014-15
  • Copa do Rei da Espanha: 2008-09, 2011-12, 2014-15
  • Campeonato Espanhol: 2008-09, 2009-10, 2010-11, 2012-13, 2014-15

Bandeira da Espanha Sevilla

  • Supercopa da Espanha: 2007
  • Copa do Rei da Espanha: 2006-07
  • Supercopa Europeia: 2006
  • Copa da UEFA: 2005-06 e 2006-07

Bandeira do Brasil Bahia

  • Campeonato Baiano: 2001
  • Copa do Nordeste: 2001 e 2002

Também no FANDOM

Wiki aleatória