FANDOM

Coritiba Foot Ball Club
Coxa
Alcunhas: Coxa
Verdão
O maior vitorioso do mundo
Cori
Glorioso
Campeão do Povo
Campeoníssimo
História
Fundação: 12 de outubro de 1909 (107 anos)
Fundadores: Frederico Fritz Essenfelder
Estádio: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Hierarquia
Presidente: Rogério Portugal Bacellar
Treinador: Ney Franco
Outros
Patrocinadores: Caixa
Fisk
Pro Tork
Coca-Cola
Dufrio
Nossa Saúde
Material Esportivo: Nike
Mascote: Vovô Coxa
Competições: Campeonato Paulista
Campeonato Brasileiro
Copa do Brasil
Copa Sul-Americana
Ranking Nacional: 14° colocado
Website: coritiba.com.br
Torcida
Torcedor: Coxa-Branca
Coxa
Coritibano
Títulos

Coritiba Foot Ball Club

Coritiba Foot Ball Club, conhecido apenas por Coritiba ou CFC, é um clube esportivo brasileiro sediado na cidade de Curitiba, Paraná. Foi fundado por Fritz Essenfelder em 12 de outubro de 1909. É o primeiro clube de futebol do Paraná e um dos mais populares. Seu estádio Couto Pereira foi inaugurado em 1932, e tem capacidade para 40.310 pessoas. Além disso, foi o primeiro clube paranaense a conquistar o Campeonato Brasileiro, em 1985, no Maracanã. Dentre seus maiores concorrentes no estado, destacam-se o Londrina, o Paraná Clube, além do seu maior rival, o Atlético Paranaense.

O clube também foi pioneiro na participação da Copa Libertadores da América, no ano seguinte do título. Além disso, o Coxa soma 37 títulos no Campeonato Paranaense, sendo o atual recordista de taças na história e também detentor de um hexacampeonato. Além disso, possui 2 vice-campeonatos na Copa do Brasil, em 2011 e 2012, e 2 Campeonato Brasileiros da Série B, conquistados em 2007 e 2010.

É o clube paranaense que mais jogou a 1° Divisão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, com 36 e 19 participações. Além disso, é recordista mundial de vitórias consecutivas (24) em competições oficiais, alcançadas entre fevereiro e maio de 2011. Seus rivais históricos são o Atlético Paranaense, com que disputa o "Atletiba", e o Paraná, com quem disputa o "Paratiba".

Torcida

Além de ser o clube mais tradicional do estado, a torcida Coxa

Coxa

Jogadores comemoram o título estadual do ano de 2013

Branca é uma das mais tradicionais do Paraná. Em 1939, Pinha, ex-goleiro do Coxa, criou a primeira torcida organizada do estado do Paraná. Porém, sua principal torcida organizada Império Alviverde, só foi fundada em 1977. A torcida coxa-branca é a quarta torcida mais popular do Sul do Brasil. Além disso, Green Hell é uma marca conhecida da torcida alviverde.

Patrimônios

Estádio

O estádio foi inaugurado em 1932, e tem capacidade atual de 40.310 pessoas, sendo popularmente conhecido apenas como Couto Pereira ou Alto da Glória.

Referências

Também no FANDOM

Wiki aleatória