FANDOM

CDN
CDN
Dados Gerais
Organização: CBF
Edições: 14
Local de Disputa: Região Nordeste
Número de Equipes: 20
Sistema: Grupos (Primeira Fase)
Mata-Mata (Segunda Fase)
Dados Históricos
Primeiro Vencedor: Vitória
(1976)
Último Vencedor: Santa Cruz
(2016)
Ascensão e Descenso
Promove: Copa do Brasil
(Oitavas de Final)
Taça Asa Branca
(Final)
Copa Sul-Americana
(Eliminatórias)
Estatísticas
Total de Jogos: 802
Total de Gols: 2.169
Artilheiro: Sérgio Alvez
Bahia
13 Gols
Divisões
A Copa do Nordeste, conhecida popularmente como Nordestão, é a competição mais importante da região Nordeste do país. Seu maior campeão é o Esporte Clube Vitória, com 5 títulos, seguido pelo Sport com 3, e o Bahia com 2. Santa Cruz, América de Natal, Campinense e Ceará possuem um título cada.

Estados

O estado da Bahia é o estado mais vitorioso (7 títulos), seguido pelo Pernambuco (4 títulos) e outros estados de clubes campeões do torneio (1 Título).

Curiosidades

  • Fora os campeões, o clube que chegou mais perto do título é o ABC, com um vice e duas vezes como terceiro colocado.
  • Antigamente, a competição era organizada pela Federação Alagoana de Futebol, porém o sucesso do torneio agradou à CBF, que decidiu assumir o compromisso de organizá-la a partir de então.
  • Em 2015, outros clubes fora da fórmula foram incluídos no lugar dos 1º e 2º colocados dos estados do Maranhão e Piauí. Isso pois os clubes que deveriam disputar o torneio estavam incluídos em outras competições, e o calendário de jogos iria ser prejudicial a estes.

Fórmula de Disputa

Para a disputa, são previamente classificados o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado dos campeonatos Baiano e Pernambucano, além dos primeiro e segundo colocados dos outros estaduais da região.

Uma vez no torneio, os clubes que se classificarem pela fase de grupos vão diretamente para a fase mata-mata, e o campeão se classifica para a disputa da Copa do Brasil, a Taça Asa Branca e a Copa Sul-Americana.

Também no FANDOM

Wiki aleatória