FANDOM


Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
FIFA World Cup Brasil 2014
Juntos num só ritmo
Dados
Anfitrião: Brasil
Período: 12 de Junho - 13 de Julho
Jogos: 64
Gols: 171
Campeão: Alemanha Bandeira da Alemanha
Vice-campeão: Argentina Bandeira da Argentina
3º Lugar: Holanda Bandeira da Holanda
4º Lugar: Brasil Bandeira do Brasil
Artilheiro: James Rodríguez Bandeira da Colômbia
Melhor Ataque (fase inicial): Holanda Bandeira da Holanda
Melhor Defesa (fase inicial): Bélgica Bandeira da Bélgica
Costa Rica
México Bandeira do México
Maior Goleada: Bandeira do Brasil 1-7 Bandeira da Alemanha
Média de Público: 53 591,8 pessoas por partida
Premiações
Melhor Jogador: Lionel Messi Bandeira da Argentina
Melhor Goleiro: Manuel Neuer Bandeira da Alemanha
Melhor Jogador Jovem: Paul Pogba Bandeira da França
Fair Play: Colômbia Bandeira da Colômbia
Cronologia
Antes: Copa do Mundo de 2010
Depois: Copa do Mundo de 2018

A Copa do Mundo de 2014 será a 20ª edição do evento e terá o Brasil como país-anfitrião. Pela 2ª vez esse país realiza o torneio, a 1ª foi em 1950; e ocorrerá pela 5ª vez em um país da América do Sul. A competição será disputada do dia 12 de Junho até o dia 13 de Julho. Conta com 31 delegações, que conseguiram a vaga através das eliminatórias continentais, mais o Brasil, que se classificou automaticamente por ser o país anfitrião.

O Brasil foi a última sede da Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010, que ocorreu na África do Sul.

Candidatura

No dia 03 de Junho de 2003, a CONMEBOL anunciou que a Argentina, o Brasil e a Colômbia se candidataram à sede do evento. Três anos depois, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela inscrição do Brasil como seu único candidato. No dia 30 de Outubro de 2007, a FIFA nomeou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014, por candidatura única. A escolha das cidades-sede acabou acontecendo em 31 de Maio de 2009, nas Bahamas.

Seleções Classificadas

CONMEBOL

CONCACAF

AFC

CAF

UEFA

Sedes

Inicialmente dezoito cidades se candidataram para sediar as partidas da Copa do Mundo, mas Maceió desistiu, restando assim dezessete cidades, todas capitais de estados. Depois de sucessivos adiamentos, no dia 31 de Maio de 2009 foram anunciadas as sedes oficiais do evento. A lista eliminou as candidaturas de Goiânia, Belém, Florianópolis, Rio Branco e Campo Grande.

ManausManausCuiabáCuiabáFortalezaFortalezaNatalNatalRecifeRecifeSalvadorSalvadorBrasíliaBrasíliaBelo HorizonteBelo HorizonteSão PauloSão PauloRío de JaneiroRío de JaneiroCuritibaCuritibaPorto AlegrePorto AlegreCopa do Mundo de 2014Sedes mundial de futbol brasil 2014
Clique em qualquer sede no mapa para saber mais sobre os estádios da Copa

Estádio do Mineirão | Estádio Nacional | Arena Pantanal | Arena da Baixada |
Estádio Castelão | Arena Amazônia | Estádio das Dunas | Estádio Beira-Rio |
Arena Pernambuco | Estádio do Maracanã | Arena Fonte Nova | Arena de São Paulo


Sedes de Treinamento

Equipe Cidade Estado
Brasil Brasil Teresópolis Rio de Janeiro
Croacia Croácia Mata de São João Bahia
Mexico México Santos São Paulo
Camaroes Camarões Vitória Espírito Santo
Espanha Espanha Curitiba Paraná
Holanda Holanda Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Chile Chile Belo Horizonte Minas Gerais
Australia Austrália Vitória Espírito Santo
Colombia1 Colômbia Cotia São Paulo
Costadomarfim Costa do Marfim Águas de Lindóia São Paulo
Japao Japão Itu São Paulo
Grecia Grécia Aracaju Sergipe
Uruguai Uruguai Sete Lagoas Minas Gerais
Costarica Costa Rica Santos São Paulo
Inglaterra Inglaterra Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Italia Itália Mangaratiba Rio de Janeiro
Franca França Ribeirão Preto São Paulo
Suica Suíça Porto Seguro Bahia
Equador Equador Viamão Rio Grande do Sul
Honduras Honduras Porto Feliz São Paulo
Argentina Argentina Vespasiano Minas Gerais
Bosnia Bósnia e Herzegovina Guarujá São Paulo
Nigeria Nigéria Campinas São Paulo
Ira Irã Guarulhos São Paulo
1-alemanha Alemanha Santa Cruz Cabrália Bahia
2-portugal Portugal Campinas São Paulo
3-gana Gana Maceió Alagoas
4-eua Estados Unidos São Paulo São Paulo
1-belgica Bélgica Mogi das Cruzes São Paulo
2-algeria Argélia Sorocaba São Paulo
3-russia Rússia Itu São Paulo
4-coreia Coréia do Sul Foz do Iguaçu Paraná

Amistosos Prévios

Veja o post de blog: User blog:Macherie ana/Amistosos antes da Copa

Arbitragem

Veja o artigo: Lista de Árbitros da Copa do Mundo de 2014

O japonês Yuichi Nishimura foi quem apitou a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, juntamento com os auxiliares, também japoneses, Toru Sagara e Toshiuki Nagi.

Fase de Grupos

Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H

Fase Final

Oitavas-de-Final
Quartas-de-Final
Semifinal
Disputa de Terceiro Lugar
Final

Cerimônias Oficiais

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi encenada na Arena de São Paulo, em São Paulo, e teve cerca de 25 minutos de duração. O espetáculo, que foi coordenado pela diretora artística belga Daphné Cornez, foi realizado pouco menos de duas horas antes da partida inicial do torneio e representou os recursos naturais brasileiros, além de ritmos nacionais, em especial do norte e do nordeste do país.

No centro do estádio, uma grande esfera, composta por diversas lâmpadas de LED, transmitia cores, mensagens e imagens que variaram ao longo da abertura. Perto do final da cerimônia, a bola de LED se abriu, formando um palco de onde surgiu a cantora Claudia Leitte, que inicialmente interpretou a canção Aquarela do Brasil, de João Gilberto, acompanhada pela percussão do Olodum. Depois, juntaram-se a ela o rapper Pitbull e a cantora Jennifer Lopez, para a apresentação da canção oficial do evento, intitulada We Are One.

A cerimônia de abertura parece não ter agradado a ninguém. Além de sofrer fortes críticas de internautas, e de celebridades brasileiras como Maitê Proença, Fausto Silva e Carlos Roberto Massa (mais conhecido como Ratinho); jornais internacionais também criticaram o evento projetado pelo conceito artístico da empresa Franco Dragone Enternainment Group & Daphne Cornez. O jornal argentino "Olé", destacou a presença das cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte por terem "salvado" a festa de um "papelão" e acentuaram vaias recebidas pela presidente Dilma Rousseff. Já o jornal "Folha de São Paulo" publicou uma crítica direcionada aos bailarinos que compuseram a festa de abertura: "Fizeram um corpo mole num desfile mal ajambrado de estereótipos nacionais - da riqueza da flora ao artesanato".

Encerramento

Antes do jogo final entre a seleção da Alemanha e a Argentina, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, aconteceu a cerimônia de encerramento do mundial no Brasil. Dividida em cinco atos, a festa teve uma apresentação de cerca de 20 minutos de duração e contou com representações dos 32 países participantes da Copa do Mundo de 2014, mas com ênfase nos dois finalistas.84

Com uma trilha sonora de samba, um elenco de 400 pessoas e a participação do GRES Acadêmicos do Grande Rio, a cerimônia de encerramento do Brasil 2014 acabou com várias apresentações musicais, como a cantora colombiana Shakira e o brasileiro Carlinhos Brown cantaram Dare (La La La), enquanto Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean apresentaram uma versão do hino oficial da Copa do Mundo, Dar um Jeito (We Will Find A Way). Além disso, Alexandre Pires também se apresentou ao lado de Ivete Sangalo para interpretar uma coletânea de músicas brasileiras.

Publicidade

Veja o artigo: Lista de Logotipos das Copas do Mundo

O logotipo é chamado de "Inspiração" e foi criado pela agência brasileira "África". O projeto resulta de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do Mundo. Porém o logotipo não agradou a Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro e um dos maiores profissionais da área no país. Segundo ele, o desenho se assemelha a uma mão cobrindo o rosto de vergonha e o processo de escolha, por um júri que excluía designers gráficos profissionais, foi um erro.

Bola

Veja o artigo: Lista de Bolas das Copas do Mundo

Brazuca

Brazuca

Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo, com a organização da Adidas, marca que produz as bolas para o evento, foi realizada uma votação pela internet. Curiosamente, esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções: "Bossa Nova", "Carnavalesca" e "Brazuca".

No dia 02 de Setembro de 2013 o nome vencedor foi anunciado em rede nacional. No dia 03 de Dezembro de 2013, Brazuca foi apresentada ao público no Rio de Janeiro. A bola tem os traços inspirados no Rio Amazônia e as cores inspiradas nas fitas do senhor do Bonfim, santo popular da Bahia.

Pôster

Veja o artigo: Lista de Pôsteres das Copas do Mundo

Pôster da Copa do Mundo de 2014

Pôster oficial da copa do mundo criado por Karen Haidinger

O pôster oficial da Copa do Mundo é a principal marca visual do evento, e foi criado pela designer Karen Haidinger, da agência Crama. O desenho retrata duas pernas de jogadores disputando uma bola, que juntas formam a parte inferior do contorno do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição "2014 Copa do Mundo da Fifa Brasil". Uma visão mais aproximada da mesma figura revela símbolos da fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de Copacabana, a capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol.

Ingressos Oficiais

Cerca de 1,1 milhão de ingressos estão a ser vendidos ao público em geral (400.000 para residentes no Brasil apenas, 700.000 para estrangeiros e brasileiros). A venda de ingressos para o público em geral foi dividida em três fases e realizada através do site da FIFA e em locais indicados em cada uma das cidades-sede do evento. Há quatro categorias de ingressos, sendo a categoria 4 apenas disponível para residentes no Brasil.

Mascote

Veja o artigo: Lista de Mascotes das Copas do Mundo

A seleção do mascote da Copa do Mundo ocorreu em Março de 2012 com uma decisão da FIFA. Na disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola. O tatu-bola, cujo nome Fuleco, vencedor da disputa, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo de 2014 no dia 16 de Setembro de 2012. A ideia de candidatar o animal surgiu da ONG cearense Associação Caatinga.

Canção-Tema

Veja o artigo: Lista das Canções-Tema das Copas do Mundo

A organização da Copa do Mundo escolheu para o evento de 2014, através de sua parceira Sony Music, a canção "We Are One (Ole Ola)" do rapper Pitbull, com participações das cantoras Jennifer Lopez e da brasileira Claudia Leite. Entre outras canções relacionadas ao evento estão "Vida", de Ricky Martin, e "La La La (Brasil 2014)", da colombiana Shakira, ambas faixas do disco oficial da Copa do Mundo.

No entanto, o videoclipe não pareceu agradar muito o público brasileiro, ao qual reclamou dos esteriótipos criados pelos americanos e europeus. O que chamou a atenção dos críticos políticos no vídeo, é o fato da bandeira de Cuba aparecer em alguns momentos. O que é estranho, uma vez que o país não está fazendo parte do evento.

Álbum de Figurinhas

Veja o artigo: Lista de Álbuns de Figurinha das Copas do Mundo

Dentre os produtos oficiais alusivos a disputa da Copa do Mundo está o álbum de figurinhas. Lançado mundialmente pela editora Panini no dia 31 de Março de 2014 na versão tradicional e outra deluxe, conta com um total de 640 cromos, sendo 40 deles em formato metalizado. Paralelamente a FIFA lançou em seu website oficial uma versão virtual do mesmo álbum.

Preparativos

Estádios

Embora os organizadores tenham originalmente estimado um custo de 1,1 bilhão de dólares, estima-se que 3,6 bilhões de dólares tenham sido gastos em obras de reforma e construção de estádios. Das cidades-sedes escolhidas, cinco tiveram novos locais construídos especificamente para a Copa do Mundo. O Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que já detém o recorde de público para uma partida de final de Copa do Mundo (público de 199.854 pessoas). O primeiro estádio totalmente novo, o Castelão, em Fortaleza, entrou em operação em Janeiro de 2013. Seis dos locais foram utilizados durante a Copa das Confederações de 2013.

Projetos de Infraestrutura

Em Janeiro de 2010, o governo federal do Brasil estimou que para sediar o torneio seria necessário um investimento governamental de 11 bilhões de dólares em financiamento. Ele também anunciou incentivos fiscais para a construção e reforma dos estádios para a Copa do Mundo de 2014, que as cidades-sede estariam isentos de imposto sobre o valor acrescentado, e todas as despesas da FIFA no Brasil também estão isentas de tributação.

Os aeroportos no Brasil foram identificados como "o grande problema" pelo comitê organizador do torneio. Cerca de 600 mil pessoas viajaram de avião para o torneio, além dos três milhões de passageiros que utilizaram voos para viajar entre as partidas.

Segurança

O governo brasileiro prometeu que 900 milhões de dólares investidos nas forças de segurança e que o torneio será "um dos eventos esportivos mais protegidos da história". O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, prometeu que "o mais alto nível de segurança que você pode imaginar" seria operado durante a competição.

Um total de 150 mil profissionais de segurança pública e militares garantiram a segurança do torneio, ao lado de outros 20 mil agentes de segurança privada.

Meios de Comunicação

Transmissão

Os direitos de transmissão (que abrangem a cobertura por televisão, rádio, internet e móvel) para o torneio foram vendidos para empresas de mídia em cada território individualmente e diretamente pela Federação Internacional de Futebol, ou através de empresas ou organizações licenciadas, como a União Europeia de Radiodifusão, a Organização de Televisão Iberoamericana, a International Media Content, a Dentsu e a RS International Broadcasting & Sports Management.

FIFA Fan Fest

Devido ao grande sucesso da edição de 2010, a FIFA anunciou que iria manter os FIFA Fan Fests em cada uma das 12 cidades-sede do torneio no Brasil. As Fan Fest consistem na exibição de todos os jogos da Copa em espaços abertos, reunindo grande número de pessoas. Essas festas são realizadas em locais públicos, geralmente em pontos turísticos ou áreas importantes das cidades-sede, e em cidades selecionadas ao redor do mundo.

Filmagens

A tecnologia para as imagens da partida foi fornecida pela Sony. As competições foram produzidas pela FIFA pelo Host Broadcast Services, subsidiária da Infront Sports & Media. O diretor de TV da FIFA, Niclas Ericson, confirmou que os jogos foram filmados em tecnologia Ultra HDTV (resolução 4K). O anúncio foi feito após um teste bem sucedido da tecnologia na Copa das Confederações de 2013, sendo que o órgão regulador do esporte, a FIFA, está pronto filmar os jogos no Brasil.

Curiosidades

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória