FANDOM

Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010
África do Sul 2010.jpg
South Africa 2010
Dados
Anfitrião: África do Sul
Período: 11 de Junho - 11 de Julho
Jogos: 64
Gols: 145
Campeão: Espanha
Vice-campeão: Holanda
3º Lugar: Alemanha
Premiações
Melhor Jogador: Diego Forlán
Melhor Goleiro: Iker Casillas
Melhor Jogador Jovem: Thomas Müller
Fair Play: Espanha
Cronologia
Antes: Copa do Mundo de 2006
Depois: Copa do Mundo de 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2010 foi a 19ª edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol vencida pela Espanha. Sendo realizado na África do Sul, o evento teve início no dia 11 de Junho de 2010 e término no dia 11 de Julho de 2010. As 64 partidas foram jogadas nas cidades de Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, Rustemburgo e Joanesburgo; e contou com um público médio de 49 669,6 pessoas.

Processo de Escolha da Sede

A África do Sul disputou ser a sede do maior evento esportivo do mundo com Marrocos e Egito. No dia 15 de Maio de 2004, em Zurique, na Suíça, os sul-africanos derrotaram os marroquinos por 14 votos a 10. Segundo muitos jornalistas, a África do Sul só conseguiu se tornar a sede da copa, pela figura única de Nelson Mandela.

Países Classificados

Assim como nas Copas do Mundo anteriores, a Copa do Mundo de 2010 contou com 32 seleções classificados. 31 dessas seleções adquiriram vaga pelo processo eliminatório convencional. Uma delas, a África do Sul, por ser o país sede, classificou-se automaticamente.

África

América do Sul

América do Norte, Central e Caribe

Ásia

Europa

Oceania

Mascote

No dia 22 de Setembro de 2008, foi apresentado o mascote da Copa do Mundo: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (Zuid-Africa: abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).

Bola Oficial

Chamada de Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 foi produzida pela Adidas, que se inspirou nos diferentes dialetos e etnias do país sede. Em uma tradução literal para o português, a palavra "jabulani" significa "celebrar". Entretanto, não foram as coras da bola ou seu significado que chamaram a atenção dos jogadores e da imprensa, mas sim sua criação. Diferentemente das bolas convencionais, a Jabulani não tem costura e é composta por 3 gomos. Isso, por sua vez, acaba fazendo com que varie de direção após um chute. Durante o evento, inúmeras críticas foram feitas a polêmica bola da copa. O então goleiro da seleção brasileira, Júlio César, classificou-a como "horrível". Já Claudio Bravo, então goleiro da seleção chilena, comparou a Jabulani com uma bola de vôlei de praia.

Informações de Fundo

  • Foi a primeira Copa do Mundo realizada num país africano.
  • As seleções da Sérvia e da Eslováquia fizeram sua primeira participação na competição como países independentes.
  • A Copa do Mundo de 2010 teve apenas uma grande goleada: Portugal 7 a 0 Coreia do Norte.

Também no FANDOM

Wiki aleatória