FANDOM

Copa das Confederações FIFA de 2017

Copa das Confederações FIFA de 2017 (português brasileiro) ou Taça das Confederações FIFA de 2017 (português europeu) foi a décima edição da Copa das Confederações FIFA, um campeonato quadrienal organizado pela Federação Internacional de Futebol, realizado entre 17 de junho e 2 de julho de 2017 na Rússia.[1] É considerado um evento teste para a Copa do Mundo FIFA de 2018, a ser realizado na Rússia em 2018.[2]

A Rússia, como o país-sede, a Alemanha como campeã da Copa do Mundo FIFA de 2014 e Portugal, como campeão do Campeonato Europeu de Futebol de 2016, são as três seleções que representaram a União das Federações Europeias de Futebol sendo assim a primeira vez na história do evento em que três times do mesmo continente participaram da mesma edição. A Austrália participou como a campeã da Copa da Ásia de 2015 e assim foi a primeira equipe a disputar a competição por duas diferentes confederações, tendo representado a Confederação de Futebol da Oceania em 1997, 2001 e mais recentemente a 2005.

O Brasil, que venceu as três edições anteriores (2005, 2009 e 2013), não conseguiu se classificar para a competição após ser derrotado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América de 2015. Desde 1997, esta foi a primeira vez que o Brasil não participou da competição. A vaga da Confederação Sul-Americana de Futebol foi para o Chile, campeão do campeonato continental.

A Alemanha derrotou o Chile na final por 1–0 e conquistou seu primeiro título da Copa das Confederações.[3] Na disputa pelo terceiro lugar, Portugal venceu o México por 2–1 na prorrogação, após empate por 1–1 no tempo normal.[4]

Qualificação

As oito vagas para a competição foram destinadas ao país anfitrião (Rússia), o campeão da Copa do Mundo FIFA de 2014 e os seis campeões dos campeonatos continentais. Caso alguma equipe se qualificasse por mais de um método (por exemplo, se o campeão da Copa do Mundo também ganhasse o campeonato continental), a segunda melhor equipe do seu campeonato continental se qualificaria.

Após a Rússia conseguir a vaga como país anfitrião, a Alemanha foi a segunda equipe a se qualificar, depois de vencer a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil. Na final, a Alemanha conquistou seu quarto título mundial, após uma vitória na prorrogação por 1-0 contra a Argentina.[5] A Austrália foi a terceira equipe a se qualificar, após de vencer a Coréia do Sul por 2-1 na prorrogação, pela Copa da Ásia de 2015. Esta vitória marcou o primeiro título da Austrália na Copa da Ásia, após sua saída da Confederação de Futebol da Oceania em 2006.[6] O Chile foi a quarta equipe a se classificar pela Copa América de 2015, após vencer a Argentina por 4–1 na disputa por pênaltis, depois de empatarem em 0–0 no tempo normal.[7]

Após conquistar a Copa Ouro da CONCACAF de 2015, o México teve que enfrentar os Estados Unidos, campeões da Copa Ouro da CONCACAF de 2013, em uma partida para definir o classificado à Copa das Confederações. Nesta partida, o México conquistou a classificação e foi a quinta equipe a se classificar, após vencer por 3-2 na prorrogação.[8] A Nova Zelândia foi a sexta equipe a se classificar para o torneio, após derrotar a Papua Nova Guiné por 4-2 na disputa por pênaltis, depois de um empate em 0-0 no tempo normal, pela Copa das Nações da OFC de 2016.[9]

Portugal foi a sétima equipe a se classificar, após de derrotar o país anfitrião, a França, por 1–0 na prorrogação, na final do Campeonato Europeu de Futebol de 2016.[10] Camarõesfoi a última equipe a se classificar, após vitória por 2-1 contra o Egito na Campeonato Africano das Nações de 2017.[11]

Equipes classificadas

Seleção Confederação Qualificação Data da qualificação Participações Melhor resultado
Rússia UEFA Anfitrião 2 de dezembro de 2010 Estreante
Alemanha UEFA Campeão da Copa do Mundo FIFA de 2014 13 de julho de 2014 3ª (1999 e 2005) 3º lugar (2005)
Austrália AFC Campeão da Copa da Ásia de 2015 31 de janeiro de 2015 4ª (1997, 2001 e 2005)[a] Vice-campeão (1997)
Chile CONMEBOL Campeão da Copa América de 2015 4 de julho de 2015 Estreante
México CONCACAF Campeão da Copa Ouro da CONCACAF de 2015[12] 10 de outubro de 2015 7ª (1995, 1997, 1999, 2001, 2005 e2013) Campeão (1999)
Nova Zelândia OFC Campeão da Copa das Nações da OFC de 2016 8 de junho de 2016 4ª (1999, 2003 e 2009) 8º lugar (2009)
Portugal UEFA Campeão do Campeonato Europeu de 2016 10 de julho de 2016 Estreante
Camarões CAF Campeão da Copa das Nações Africanas de 2017 5 de fevereiro de 2017 3ª (2001 e 2003) Vice-campeão (2003)

Sedes

Quatro cidades receberão jogos da competição.[13][14] Todos as quatro sedes também serão sedes da Copa do Mundo FIFA de 2018. Em 8 de outubro de 2015, a FIFA e o Comitê Organizador Local anunciaram as sedes.[15] Das quatro, Sóchi e Cazã sediaram eventos esportivos recentemente, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015, respectivamente.

Arbitragem

Esta é a lista de árbitros e assistentes que atuarão na competição.[16]

Confederação Árbitros Assistentes Árbitro Reserva Árbitros de vídeo
AFC KSA Fahad Al-Mirdasi KSA Abdulah Alshalwai

KSA Mohammed Al Abakry

UZB Ravshan Irmatov
IRN Alireza Faghani IRN Reza Sokhandan

IRN Mohammadreza Mansouri

CAF GAM Bakary Gassama BDI Jean Claude Birumushahu

KEN Marwa Range

SEN Malang Diedhiou
CONCACAF USA Mark Geiger CAN Joe Fletcher

USA Charles Morgante

USA Jair Marrufo
CONMEBOL ARG Néstor Pitana ARG Hernan Maidana

ARG Juan Pablo Belatti

PAR Enrique Cáceres

BRA Sandro Ricci

COL Wilmar Roldán COL Alexander Guzman

COL Cristian de La Cruz

OFC TAH Abdelkader Zitouni
UEFA SRB Milorad Mažić SRB Milovan Ristic

SRB Dalibor Djurdjevic

ROU Ovidiu Hațegan

POR Artur Soares Dias
FRA Clément Turpin

ITA Gianluca Rocchi ITA Elenito Di Liberatore

ITA Mauro Tonolini

SVN Damir Skomina SVN Jure Praprotnik

SVN Robert Vukan