FANDOM

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol no Brasil. Fundada em 20 de agosto de 1914, antiga CBD, a atual CBF é responsável pela organização de campeonatos de alcance nacional, como o Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. Também administra a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, cinco vezes campeã mundial, e a Feminina, duas vezes vice-campeã mundial.

A CBF é uma associação privada cuja principal atividade econômica é a produção e promoção de eventos esportivos. A ela respondem as Federações estaduais (e distrital, no caso do DF), responsáveis pelos campeonatos em cada Unidade da Federação. Sua sede localiza-se na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A Confederação também pertence um centro de treinamento localizado em Teresópolis, a Granja Comary.

A CBF, tal como existe hoje, foi fundada em 24 de setembro de 1979. Antes disso, o futebol, como os demais esportes praticados em território brasileiro, não era modalidade esportiva organizada, sendo até então gerido por uma entidade que aglutinava todos os esportes olímpicos, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), incluindo o futebol.

Gestão de Ricardo Teixeira

Escândalos atingiriam a gestão de Ricardo Teixeira, que é marcada por denúncias, com acusações de nepotismo no preenchimento de cargos na CBF, pagamento de viagens para países sedes da Copa do Mundo a magistrados e outras autoridades, importação irregular de equipamentos para sua choperia El Turf, no Rio de Janeiro, após a Copa de 1994, a celebração de supostos contratos lesivos para o futebol brasileiro, em especial com a fabricante de artigos esportivos Nike.

Em 1998, vê-se envolvido em comissões parlamentares de inquérito na Câmara de Deputados e no Senado Federal, mas, com auxílio de congressistas fiéis, consegue se livrar das acusações. Prestou depoimento em duas CPIs, a do futebol e a da CBF-Nike.

Em 2000, Ricardo Teixeira prestou depoimento na CPI do Futebol. Até 1996, a CBF apresentava lucro. Neste ano assinou um contrato com a Nike de 160 milhões de dólares e a partir de então começou a ter prejuízos, ano após ano. A entidade então tomou dinheiro emprestado de origem duvidosa, pagando juros muito mais altos do que o de mercado, em alguns casos de cerca de 43%. Descobriu-se uma série de empresas suas e de comparsas ligadas a transações irregulares de dinheiro. Afirmou em depoimento na CPI que havia ganhado tanto dinheiro investindo em ações, mesmo sabendo-se que havia falido neste ramo no início de sua carreira. Também prestaram depoimentos Vanderlei Luxemburgo, Eurico Miranda e o empresário J.Hawilla. A Receita Federal autuou a CBF em R$ 14.408.660,80 por dívidas com o Fisco.

Na CPI da CBF-Nike, que contou com declarações de Zagallo, João Havelange e do atacante Ronaldo, Ricardo Teixeira foi acusado por Aldo Rebelo de fazer complô para tentar enfraquecer o trabalho das CPIs, por unir forças com Pelé, que antes o acusava de corrupção. Teixeira prestou esclarecimentos sobre a CBF, atividades pessoais e de suas empresas, como o restaurante carioca El Turf. Em janeiro de 2002, Teixeira obteve liminar da Justiça proibindo a impressão e distribuição do livro "CBF-Nike", de autoria dos deputados Sílvio Torres e Aldo Rebelo. A obra relatava todas as investigações que devassaram seus negócios. Está disponível na internet um resumo do relatório final da CPI.

Títulos conquistados

Masculino

Mundial

Pan-Americano

Sul-Americano

Feminino

Mundial

Pan-Americano

Sul-Americano

Uso do escudo

O escudo da Confederação Brasileira de Futebol deve obrigatoriamente ser acompanhado da inscrição "BRASIL" logo abaixo; a inscrição e as estrelas devem ser da cor verde no primeiro uniforme (camisa amarela, calções azuis e meias brancas) e uniformes materiais de fundo claro. No segundo uniforme, uniformes de goleiro e agasalhos na cor escura, a inscrição e as estrelas serão na cor branca.

Presidentes

Presidente Período Entidade
1Álvaro Zamith1915 1916Confederação Brasileira de Desportos

 (CBD)

2Arnaldo Guinle1916 1920
3Ariovisto de Almeida Rêgo1920 1921
4José Eduardo de Macedo Soares1921 1922
5Oswaldo Gomes1922 1924
6Ariovisto de Almeida Rêgo1924
7Wladimir Bernardes1924
8Oscar Rodrigues da Costa1924 1927
9Renato Pacheco1927 1933
10Álvaro Catão1933 1936
11Luiz Aranha1936 1943
12Rivadávia Correa Mayer1943 1955
13Sylvio Correa Pacheco1955 1958
14João Havelange1958 1975
15 Heleno de Barros Nunes 1975 1979
1979 1980 Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
15Giulite Coutinho1980 1986
16Octávio Pinto Guimarães / Nabi Abi Chedid1986 1989
17Ricardo Terra Teixeira1989 2012
18José Maria Marin2012 2015
19Marco Polo Del Nero2015

a. Em setembro de 1979, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) se tornou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por exigência da FIFA. Heleno de Barros Nunes dirigiu a nova confederação até novas eleições em 1980.

Competições organizadas

Futebol masculino

Competição Edição atual Última edição Atual campeão
Campeonato Brasileiro - Série A 2017 2016 Sociedade Esportiva Palmeiras
Campeonato Brasileiro - Série B 2017 2016 Atlético Clube Goianiense
Campeonato Brasileiro - Série C 2017 2016 Boa Esporte Clube
Campeonato Brasileiro - Série D 2017 2016 Volta Redonda Futebol Clube
Copa do Brasil 2017 2016 Grêmio FBPA
Copa do Nordeste 2017 2016 Santa Cruz Futebol Clube
Copa Verde 2017 2016 Paysandu Sport Club

Futebol feminino

Campeonato Brasileiro Feminino 2017 2016 Clube de Regatas do Flamengo
Copa do Brasil Feminino 2017 2016 Grêmio Osasco AudaxSport Club Corinthians Paulista

Categorias de base

Campeonato Brasileiro Sub-20 2017 2016 Botafogo de Futebol e Regatas
Copa do Brasil Sub-20 2017 2016 São Paulo Futebol Clube

Também no FANDOM

Wiki aleatória