FANDOM

Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro
Atletico mineiro galo
"Vencer, vencer, vencer
Este é o nosso ideal"
Alcunhas: Galo
Alvinegro
Time do Impossível
Campeão dos Campeões
Galo Doido
História
Fundação: 25 de Março de 1908
(109 anos)
Fundadores: Grupo de Estudantes
Estádio: Independência
Hierarquia
Presidente: Daniel Nepomuceno
Treinador: Roger Machado
Capitão: Leonardo Silva
Outros
Patrocinadores: Caixa
MRV Engenharia
Vilma Alimentos
Brahma
Supermercados BH
Gatorade Predefinição:EUA
TIM
Pepsi
Volkswagen
Material Esportivo: Topper
Mascote: Galo
Competições: Campeonato Brasileiro
Copa do Brasil
Copa Libertadores da América
Primeira Liga
Ranking Nacional: 5º colocado, 14.312 pontos
Website: http://www.atletico.com.br/
Torcida
Torcedor: Atléticano
Alvinegro
Ranking: 9º lugar (2,8%)
Títulos
Estaduais: Campeonato Mineiro
(1915, 1926, 1927, 1931, 1932, 1936, 1938, 1939, 1941, 1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1958, 1962, 1963, 1970, 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991, 1995, 1999, 2000, 2007, 2010, 2012, 2013, 2015 e 2017)
Nacionais: Campeonato Brasileiro de Futebol
(1971)
Copa do Brasil
(2014)
Copa dos Campeões do Brasil
(1978)
Copa dos Campeões Estaduais
(1937)
Continentais: Copa Libertadores da América
(2013)
Copa Conmebol
(1992 e 1997)
Recopa Sul-Americana
(2014)

O Clube Atlético Mineiro, também conhecido como Galo, é um dos maiores clubes de todo o Continente Americano. Em sua fundação em março de 1908, o clube era chamado Athlético Mineiro Football Club e suas primeiras cores deveriam ser verde e branco, entretanto, essa ideia fora descartada e teve como suas cores o preto e o branco (Alvinegro). O time é um dos mais populares, conhecidos, de todo o Brasil e também considerado por muitos como o maior time de Minas Gerais, sendo um dos clubes notórios de seu estado.

Embora tenha muitas conquistas em outras modalidades, o '''Atlético '''tem, em seu maior destaque, o futebol. Suas conquistas são inúmeras, e seus maiores feitos são a conquista da Copa Libertadores da América, da Recopa Sul-Americana, e a Copa do Brasil, ao superar o seu maior rival, o Cruzeiro Esporte Clube, se sagrando o campeão.

História

O O Clube Atlético Mineiro teve sua fundação em 25 de março de 1908 por um pequeno grupo de estudantes em Belo Horizonte. Em aproximadamente um ano após seu surgimento, o Galo disputou sua primeira partida oficial, vencendo o Sport Club Foot-Ball pelo placar de três a zero. Depois de alguns anos, a Liga Mineira de Esportes realizou a primeira competição oficial em Minas Gerais, chamada a Taça Bueno Brandão. O torneio foi patrocinado pelo governador Júlio Bueno Brandão, o Atlético foi o campeão. No ano seguinte, foi realizado o primeiro Campeonato Mineiro da história, também vencido pelo Atlético.

Rivalidades e Primeiros Títulos

Em pouco tempo, o América Futebol Clube, time também mineiro, acabou com uma possível hegemonia do time, conquistando dez títulos mineiros consecutivos. Nessa época surgira o Clássico das Multidões. Para retornar ao protagonismo no futebol mineiro, o Galo conseguiu uma das mais famosas linhas de ataque do futebol da época, o Trio Maldito, conquistando 4 títulos do Campeonato Mineiro. Aproximadamente nos anos 30, após mais 3 títulos estaduais, a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro se acirrava, transformando-se no Clássico Mineiro. No período surgiam clubes tradicionais como o Villa Nova, Caldense, Boa Esporte, Tombense, Tupi, Democrata e a URT.

Competições internacionais

O Galo foi um dos clubes pioneiros em excursões internacionais, realizando nada menos que 26 viagens ao redor de continentes como as Américas, a África, a Ásia e a Europa, e conquistou os conhecidos títulos do Campeonato do Gelo e o torneio do Campeão dos Campeões.

Um Campeão Brasileiro

O clube também é um dos campeões no Campeonato Brasileiro de Futebol. No ano de 1971, contrariando o favoritismo de times como Flamengo, Santos e Corinthians, o Atlético se sagrou campeão da primeira edição do campeonato. Seguindo sua história, no ano seguinte o time obteve um elenco ainda mais forte, todavia, fora derrotado em finais bastante polêmicas para o Flamengo e São Paulo.

Crise, Queda e Retorno à Elite

Apesar da disputa da Copa Libertadores da América e da Copa Mercosul em 2000 e uma campanha excelente no Brasileiro de 2001, o clube passou por uma série de altos e baixos. Após a terrível atuação em 2005, o Atlético passou pelo primeiro e único rebaixamento de sua história. Após uma rápida recuperação, com o título da Série B, o clube passou por uma grande reformulação, conseguindo se manter na elite do futebol brasileiro, onde se mantêm até os dias atuais.

A Era de Ouro do Galo

Em busca de um título de expressão, a diretoria investiu bastante em jogadores, comissão técnica e categorias de base. O Galo não obteve sucesso inicialmente, o que originou uma grande pressão da torcida. Apesar do infortúnio, o clube conseguiu começar a fazer sucesso em 2012, com um elenco que o torcedor nunca esqueceria: Victor, Réver, Marcos Rocha, Júnior César, Leonardo Silva, Pierre, Danilinho, Jô, Bernard e Ronaldinho Gaúcho, além do técnico Cuca.

Victor Pênalti Tijuana

Pênalti defendido pelo goleiro Victor, no auge de sua carreira.

Com esse elenco, o '''Atlético''' obteve um vice-campeonato na elite, além de obter, na opinião de muitos, seu maior título, a Copa Libertadores da América. Com viradas fantásticas no Independência e no Mineirão, a equipe obteve o título de forma heróica, e transformando o goleiro Victor, de um simples jogador com uma passagem pelo Grêmio, para um Santo, ao defender vários pênaltis e um deles de maneira especial: Ao obter o placar suficiente para levar a decisão com o Tijuana para as penalidades máximas, o Galo sofreu um pênalti, e o goleiro fez o que seria impossível - com o pé direito, salvou a equipe inteira.

Gols Atlético-MG 4 x 1 Flamengo 60 fps - Copa do Brasil 2014 - Globo HD05:22

Gols Atlético-MG 4 x 1 Flamengo 60 fps - Copa do Brasil 2014 - Globo HD

Lances da histórica virada do Galo sobre o Flamengo na Copa do Brasil de 2014

No ano seguinte, viriam mais frutos de seu investimento: A conquista da Recopa Sul-Americana e a inédita Copa do Brasil, esta última se sobressaindo sobre Palmeiras, e com viradas históricas sobre Corinthians e Flamengo, pois havia perdido o jogo para estes na ida por 2 a 0, e, mesmo saindo perdendo em casa na volta, obteve duas espetaculares viradas para 4 a 1 e se classificando da mesma maneira duas vezes. Na grande final, conseguiu derrotar o maior rival, o Cruzeiro.

Temporada 2016

Em 2016, o clube alvinegro viria a comemorar mais um título, a conquista do inédito Torneio da Florida (também a disputará em 2017). Nessa pré-temporada do início do ano, venceu o Schalke 04 da Alemanha e o Corinthians. Ainda era treinado por Diego Aguirre, que infelizmente não obteve grandes resultados após a conquista de tais títulos. O Galo ainda fez grandes contratações, como a de Robinho.

Trocando de técnico, para Marcelo Oliveira, técnico que teve uma história próxima com o Atlético, contratou o jogador Fred, que pertencia ao Fluminense, buscando reforços para a disputa dos posteriores campeonatos que viriam. Ainda reforçou o elenco com Cazares e Erazo, da seleção Equatoriana. Disputou pelo título do Campeonato Brasileiro de Futebol (contra Palmeiras, Flamengo e Santos) e pela Copa do Brasil, no qual foi vice-campeão com o Grêmio. No final da temporada, o clube optou por trocar o técnico Marcelo por Roger Machado, após 2 jogos com o interino Diogo Giacomini.

Com o comando de Roger, a equipe sacramentou um título estadual sobre o Cruzeiro e a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores 2017. Todavia, após um período ruim, o clube foi eliminado tanto pela competição continental quanto pela Copa do Brasil. Trocando o técnico por Rogério Micale, atualmente o time busca recuperação no Campeonato Brasileiro.