FANDOM

Série C
Série C logo.png
Dados Gerais
Organização: CBF
Edições: 57
Local de Disputa: Brasil
Número de Equipes: 20
Sistema: Grupos
(Classificatória)
Mata-Mata
(Fase Final)
Dados Históricos
Primeiro Vencedor: Olaria
Último Vencedor: Boa Esporte
Ascensão e Descenso
Promove: Série B
Rebaixa: Brasileiro Série D
Estatísticas
Artilheiro: Túlio Maravilha
Vila Nova Futebol Clube
(27 gols)
(em uma edição)
Jonas Carioca
ABC Futebol Clube
(12 gols)
Divisões
Divisões: 4 (A, B, C e D)
A terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, a Série C é a divisão de acesso para a Série B (Somente os classificados para a semifinal). Desde 2009, o seu formato engloba 20 clubes, sendo que os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série D. Sua transmissão de jogos é licenciada em rede aberta pela TV Brasil e em sinal fechado pelo Esporte Interativo. Seus maiores campeões são goianos: O Atlético Clube Goianiense e o Vila Nova Futebol Clube.

Curiosidades Editar

Participações Editar

O clube que mais esteve presente na série C é o Confiança, de Sergipe, mas no modelo atual é o Fortaleza. O Estado mais presente nessa divisão é o de São Paulo.

Públicos Editar

Os maiores públicos da história da Série C são a partida entre Fortaleza e Brasil de Pelotas (2015), com 63.903 presentes e a partida entre o mesmo Fortaleza com o Juventude, em 9 de Outubro de 2016.

Estados Editar

O estado com maior quantidade de títulos acumulados é o de São Paulo, com 8 títulos, 9 vice-campeonatos, duas vezes como terceiro colocado e mais duas em quarto.

Regiões Editar

Outro fato importante é que a região que mais teve títulos é a Região Sudeste, 13 vezes campeã, 14 vezes vice, 10 vezes em terceiro e 5 em quarto no total.

Goleadas Editar

A maior goleada de todas as edições foi na partida entre América e Jataiense. O placar foi aberto no primeiro tempo, por Douglas. Já no segundo, uma arrancada meteórica do Coelho fez com que André, Wellington, Washington (2 vezes), Liranco (Contra), Fabrício e Douglas mais duas vezes marcassem. A data do jogo foi no dia 20 de Agosto de 2005.

Outras goleadas:

Mandante Gols Visitante Local Data
Sociedade Esportiva Santa Inês 8-0 Tocantins de Miracema Arena Independência 8/9/2002
Tupi Football Club 8-1 Avaí Futebol Clube Estádio Artemas Santos 12/10/1997
Paulista Futebol Clube 7-0 Bayer Esporte Clube Estádio Municipal Radialista Mário Helênio 1/10/1995

Também no FANDOM

Wiki aleatória