FANDOM

Campeonato Brasileiro de Futebol
Brasleirologo.png
Dados Gerais
Organização: CBF
Edições: 59 (13 na modalidade de pontos corridos)
Local de Disputa: Brasil
Número de Equipes: 20
Sistema: Temporada
Pontos corridos
Dados Históricos
Primeiro Vencedor: Bahia
(Forma Roberto Gomes Pedrosa - 1959)
Clube Atlético Mineiro
(Forma Taça Brasil - 1971)
Último Vencedor: Sociedade Esportiva Palmeiras
(2016)
Ascensão e Descenso
Promove: Copa Libertadores da América
Copa Sul-Americana
Rebaixa: Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B
Estatísticas
Artilheiro: Roberto Dinamite Bandeira do Brasil.png
(190 gols)
Divisões
Divisões: 4

Campeonato Brasileiro

Conhecido popularmente como Brasileirão, a competição é uma das mais equilibradas do mundo, o que se deve em conta do fato de geralmente a diferença de pontos do campeão para o vice-campeão, e até para o terceiro lugar, ser muito baixa. Seu maior campeão é o Palmeiras, com nove títulos obtidos. Antigamente, os quatro primeiros colocados classificavam-se para a disputa da Copa Libertadores, enquanto do quinto ao décimo havia a promoção para a Copa Sul-Americana. Atualmente são os seis primeiros que vão para a Libertadores, enquanto do sétimo ao décimo classificam-se para a disputa da Copa Sul-Americana. Apenas nove equipes obtiveram a gloriosa marca de 400 vitórias na competição: Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. O único clube que conseguiu passar o campeonato invicto foi o Atlético, embora tenha perdido o único jogo da final para o São Paulo. Outra curiosidade é que 15 equipes conseguiram superar a marca dos 1000 jogos disputados: Além dos já mencionados na marca de 400 vitórias, também aparecem na lista Fluminense, Botafogo, Vasco da Gama, Atlético Paranaense, Goiás e Coritiba, este último que garantiu os 1000 jogos com a permanência na elite em 2017.

Surge um Campeonato

Com o crescimento de clubes em cada estado, houve a necessidade de se estabelecer uma competição que fosse abrangente em nível nacional, com os maiores clubes se enfrentando, assim gerando jogos com um nível mais disputado e gerando, além de mais público nos estádios, um maior lucro para os envolvidos.

Torneio Rio-São Paulo

Com a primeira realização em 1933 foi o ancestral do atual Campeonato Brasileiro. A partir de 1954, o torneio foi rebatizado para Torneio Roberto Gomes Pedrosa, referente ao goleiro da copa do mundo de 1934, e ficou conhecido como "Robertão".

Taça Brasil e Robertão

Apesar de ser planejada anteriormente, a Taça Brasil foi realizada pela primeira vez em 1959, com dezesseis representantes de vários estados do país:

- ABC Futebol Clube

- Clube Atlético Mineiro

- Clube Atlético Paranaense

- Auto Esporte Clube

- Esporte Clube Bahia

- Ceará Sporting Clube

- Centro Sportivo Alagoano

- Ferroviário Esporte Clube

- Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

- Hercílio Luz Futebol Clube

- Manufatura Atlético Clube

- Rio Branco Atlético Clube

- Santos Futebol Clube

- Sport Clube do Recife

- Tuna Luso Brasileira

- Club de Regatas Vasco da Gama

Santos e Vasco, campeões estaduais, já estavam classificados para a fase de semifinais. Os vencedores das zonas norte e sul também chegariam às semifinais. Na final, o Santos duelaria com o Bahia, e o campeão foi definido: Esporte Clube Bahia, o primeiro campeão nacional. Na segunda edição, o Palmeiras sagrou-se campeão após vencer o Fortaleza. Em seguida o Santos surpreenderia e obteria o pentacampeonato, até o Cruzeiro impedir uma hegemonia santista. Após vários outros campeões o campeonato viria a mudar novamente.

Campeonato Nacional de Clubes

A Confederação Brasileira de Desportos (antiga CBF) decidiu, com a experiência bem-sucedida da competição nacional, anunciar a criação do novo campeonato, substituindo a Taça Brasil. O primeiro campeão da nova competição foi o Atlético Mineiro, em 1971. Em seguida, o campeonato finalmente ganhou a Segunda Divisão, a qual o primeiro campeão foi o Villa Nova. Em 75, João Avelange deixou a CBD para assumir a FIFA. Neste ano, foi instituído a Copa Brasil, que não se relaciona com a Copa do Brasil atual. Em 79, clubes grandes de São Paulo, menos o Palmeiras não disputaram a competição. O própio Palmeiras, Vasco, Internacional, São Paulo e Guarani foram campeões no período.

Crise e Mudanças na CBF

Com o desmembramento da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), o futebol nacional passou a ser administrado pela CBF, assim ganhando um novo campeonato, de maneira reformulada, com o nome de Taça de Ouro, com formato em duas divisões, e três na edição seguinte, e um novo troféu. Todavia, com a da crise econômica de 1980, os clubes e a federação foram afetados. Por fim, os treze maiores clubes do Brasil optaram por organizar um campeonato independente. Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama realizaram um torneio chamado de Copa União, que viria a ser o Módulo Verde da Copa Brasil, assim conciliando os objetivos da CBF com os do Clube dos Treze. Também foram criados o módulo amarelo (Série B) e um quadrangular (finais).

Quando parecia que nada iria mudar, surge Ricardo Teixeira, o novo presidente da CBF. Com contratos milionários com a Seleção Brasileira, fez com que a entidade se tornasse milionária. Mesmo assim, escândalos de corrupção mancharam a imagem do presidente. Para corrigir erros com a criação da Copa União, surgiu a Copa do Brasil. No período, foram campeões brasileiros o Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético Paranaense e Santos.

Um novo Recomeço

Corrigindo diversas falhas, a falta de padronização e as recorrentes alterações de formato e nome, o sistema da competição foi remodelado e aprimorado, até que desde 2006 o número de equipes participantes foi reduzido para 20 clubes. Em 2010, a CBF unificou a Taça Brasil com a Taça de Prata (torneio Roberto Gomes Pedrosa) com outras competições após 1971. Em 2012, o ranking IFFHS apontou o Campeonato Brasileiro como segundo melhor campeonato do mundo, atrás somente do Campeonato Espanhol (La Liga). Em 2012 teve começo o aumento das equipes classificadas para a Copa Libertadores, e também para a Copa Sul-Americana. Atualmente são 7 times brasileiros classificados para a competição continental (sem contar a possibilidade de um clube do país se classificar por meio de outras competições) e, para a Copa Sul-Americana, são 4 times e brasileiros, desde que sejam eliminados na fase de grupos de uma edição de uma Copa Libertadores da América.

Também no FANDOM

Wiki aleatória