FANDOM

Botafogo-PB

Botafogo-PB
Ss
o alvinegro rubro-estrelado
Alcunhas: O alvinegro da estrela vermelha
Xerifão do Nordeste
Tricolor do Contorno
Botinha
História
Fundação: 28 de Setembro de 1931 (85 anos)
Fundadores: Grupo de estudantes
Estádio: Almeidão
Hierarquia
Presidente: Zezinho
Treinador: Itamar Schülle
Outros
Patrocinadores: Governo da Paraíba
Elizabeth Cimentos
Redepharma
Bar do Cuzcuz
Armazém Paraíba
Unimed João Pessoa
Brahma
Nord Hotels
Material Esportivo: Numer
Mascote: Xerife
Competições: Copa do Nordeste

Paraíba Campeonato Paraibano Brasil Copa do Brasil Brasil Campeonato Brasileiro

Website: www.botafogopb.com.br
Torcida
Torcedor: Botafoguense
Títulos
Estaduais: Campeonato Paraibano

Torneio Inicio Paraibano Copa Paraíba

Nacionais: Campeonato Brasileiro - Série D
Continentais: Nenhum
Mundiais: Nenhum
Botafogo Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro da cidade de João Pessoa. Fundado no dia 28 de setembro de 1931, é um dos times mais tradicionais do estado da Paraíba.

É o clube que possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 28 títulos, sendo cinco deles tricampeonatos seguidos (recordista da competição). É também o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol,[nota 1] ao ter vencido a Série D do Nacional de 2013.[2][3] O Belo,[nota 2]como é chamado por seus torcedores, possui uma das maiores torcidas no estado.[4] Dentre os 128 clubes das Séries A, B, C e D de 2016, foi o 21º clube com maior média de público, à frente de seis clubes da Série A e 17 da Série B.[5]

Tem como mascote o xerife e suas cores são o preto e o branco. Na década de 1970, incorporou a cor vermelha no escudo em homenagem à Bandeira da Paraíba e para se diferenciar do distintivo do Botafogo de Futebol e Regatas. Costuma mandar seus jogos no Estádio José Américo de Almeida Filho.

História

Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enock foram os grandes que fundaram o time de futebol Botafogo Futebol Clube. Depois de uma assembleia, a 28 de setembro de 1931, os estudantes se decidiram por este nome e fizeram então a primeira diretoria do clube.

A primeira diretoria do Botafogo ficou assim estabelecida:

  • Presidente: Olavo Rodrigues
  • Vice-presidente: Manoel Feitosa
  • Primeiro secretário: Livonete Pessoa
  • Segundo secretário: José de Melo
  • Tesoureiro: Edson de Moura Machado
  • Orador: Enock Lins

Primeiro Título

A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.

Primeiro Título Estadual

O Botafogo ganhou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante num jogo disputado no dia 13 de dezembro daquele ano, vitória botafoguense por 3 x 2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro. O campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco, Lemos, Américo Filho, Tonico, Ronal, Lucas, Hélio e Evan Holmes.

Crescimento do Clube

O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.

Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo Tonico (Antônio de Abreu e Lima), que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região: Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador. O Botafogo é o maior vencedor do campeonato paraibano com 28 conquistas, enquanto o Campinense soma 21 troféus e em seguida vem o Treze Futebol Clube, 15 vezes campeão.

Matador de Tri-campeões

O Botafogo Futebol Clube foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ no Maracanã por 2 a 1 e o Internacional-RS também por 2 a 1 no estádio Almeidão pelo Campeonato Brasileiro da Série A ambos em 1980. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botafogo Futebol Clube.

Surgimento do apelido "Belo"

A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.

Recorde de Público

No ano de 1998, o Botafogo realizou uma de suas melhores campanhas de todos os tempos no futebol estadual. Campeão do 1º, 2º e 3º turnos, levou um público de 44.268 pessoas para assistirem à partida decisiva do campeonato, entre Botafogo vs Campinense. Na ocasião, o Botafogo,venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2x0.[6]

Campeão da Copa Paraíba 2010

O Botafogo foi campeão da Copa Paraíba 2010, o Botafogo teve 4 jogos, venceu 3 e perdeu apenas 1, no segundo turno o Botafogo teve 2 vitórias, um empate e uma derrota, o Botafogo venceu o primeiro turno, e o CSP venceu o segundo turno, o Botafogo foi campeão por ser o melhor time na classificação geral, com 8 jogos, tendo 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Campeão Paraibano de 2013

O Botafogo foi Campeão Paraibano 2013 quebrando um jejum de 9 anos sem título. Após perder o primeiro jogo da final para o Treze no Almeidão por 1 x 0, o time da capital precisava vencer no Amigão por um placar de 2 x 0 para se sagrar campeão. O clube acaba alcançando o placar de 3 x 0 em pleno Estádio Amigão em Campina Grande, calando quase 18 mil trezeanos. Os três gols foram marcados no segundo tempo por Wanderley, aos 22, Hércules, aos 26, e Ferreira (Pênalti), aos 48 minutos do 2º tempo. O Clube chegou ao seu 26° título Paraibano, aumentando a diferença de títulos para o segundo colocado, o Campinense Clube. O Artilheiro do Campeonato foi o botafoguense Warley, que venceu o seu terceiro título seguido com os três maiores clubes do estado. O Botafogo teve um total de 18 vitórias, 7 empates e 7 derrotas no campeonato.[7][8]

Campeão Brasileiro Série D 2013

O Botafogo conseguiu a vaga na Série C de 2014 após derrotar o Tiradentes - CE nas quartas de final. Venceu o primeiro jogo em casa, no Almeidão, de virada, por 2 x 1, e o jogo da volta, em Fortaleza, por 1 x 0.

Na primeira fase, o Belo esteve no grupo A4 com equipes tradicionais do Nordeste, como Sergipe e CSA. Ainda compunham o grupo: Juazeirense e Vitória da Conquista, da Bahia. O time paraibano terminou a primeira fase na liderança, com 17 pontos, seguido do Sergipe, com 16.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Central-PE. Derrota em Pernambuco no primeiro jogo por 3 x 1. No jogo da volta, em uma partida épica, o campeão paraibano devolveu os mesmos 3 x 1 e se classificou nos pênaltis, vencendo por 5 x 3.

Nas quartas, o adversário foi o Tiradentes - CE, time de melhor campanha da primeira fase e sensação do campeonato. Venceu as duas partidas contra este adversário e garantiu vaga na série C do próximo ano.

Vale ressaltar nesta campanha vitoriosa a consagração de Warley como ídolo da torcida. O alvinegro da estrela vermelha ganhou também outro ídolo, Lenílson. O goleiro Remerson também saiu por cima, e o treinador Marcelo Vilar escreveu novamente seu nome na história do clube paraibano.

O adversário na semifinal foi o Salgueiro - PE, com o primeiro jogo em Salgueiro, onde o belo venceu por um placar de 2 x 1, e no jogo de volta, no Almeidão, se consagrou com uma vitória de 2 x 0. O adversário para a inédita final do Campeonato Brasileiro da Série D foi o Juventude/RS, que passou pelo o Tupi/MG. Após perder por 2 x 1 o primeiro jogo da final na Arena do Grêmio, o segundo jogo da grande final aconteceu em João Pessoa, onde mais de 20 mil torcedores viram o Botafogo conquistar o seu mais importante título ao vencer o jogo por 2 a 0 no Almeidão, e o Botafogo é campeão brasileiro da Série D, em 2013. O Botafogo entrou para a história, sendo o primeiro clube paraibano a conquistar um título nacional.[9]

Campeão Paraibano de 2014

O Botafogo foi bicampeão estadual, conquistando mais uma vez o campeonato na casa do adversário, o primeiro jogo ocorreu no estádio Almeidão em João Pessoa, o segundo jogo ocorreu no estádio Amigão em Campina Grande desta vez o Botafogo conquistou o campeonato em cima do Campinense Clube, o primeiro jogo aconteceu em João Pessoa, 3 a 0 para o Botafogo com gols de Doda aos 18 minutos do primeiro tempo, o segundo gol saiu de um pênalti do zagueiro Edson Veneno que botou a mão na bola, Pio foi para a cobrança e fez 2 a 0 para o Botafogo aos 24 minutos do primeiro tempo, o terceiro gol foi aos 22 minutos do segundo tempo gol do lateral direito Ferreira fechando o placar para o Botafogo, o segundo jogo aconteceu em Campina Grande com o placar de 0 a 0 que deu o bicampeonato ao time que mais vezes conquistou campeonatos paraibanos.[10] A Seleção do Campeonato Paraíbano 2014, eleita por 15 jornalistas da Rede Paraíba de Comunicação, teve cinco jogadores do Botafogo: o zagueiro Magno Alves, o volante Zaquel, os meias Lenílson e Doda, e o atacante Frontini.[11]

Campeonato Brasileiro Série C 2014

O Botafogo após conquistar o campeonato estadual de 2014, começou bem pela Série C vencendo o "Clássico Tradição" na primeira rodada contra o Treze FC por 3 a 2 no Estádio Almeidão, e fora de casa venceu o Treze por 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas pela décima rodada, o Botafogo teve uma boa participação na Série C 2014, estando desde a primeira rodada no g4, na rodada 18 o time saiu do g4 perdendo para o Águia de Marabá por 2 a 1 no Estádio Zinho Oliveira, esta derrota não custou apenas a classificação do Botafogo para o mata-mata, o resultado também contribuiu para o rebaixamento do Treze FC para a Série D de 2015, apesar de fatores extra-campos como a possibilidade de ser excluído da Série C terem influenciado de certa forma, o time do Botafogo lutou até onde pode para alcançar o sonho de ser o primeiro clube pessoense a jogar a Série B na era dos pontos corridos.

Preparação para a temporada de 2015

No dia 08 de dezembro de 2014, o Botafogo apresentou o elenco em um jantar no Clube Cabo Branco, o elenco disputará o Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C, a apresentação contou com a ilustre presença do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, e do Governador do estado da Paraíba Ricardo Coutinho, o Botafogo tem presentes em seu elenco em cada posição, Goleiro: Genivaldo, Remerson, Edson, Lateral Esquerdo: Alex Cazumba e Glaybson, Lateral Direito: Lucas Mendes, Toty, Toninho e Gustavo Amaral, Zagueiro: Walter, Roberto Dias, Mauro, Carlinho Rech, Wesley. Volante: Zaquel, Guto, Nata, Hercules, Meia: Doda, Bismarck, Chapinha, Fábio Gama, Maurício Curiel, Atacante: Rafael Oliveira, Jonathan Belusso, Jeorge, Romarinho e Juninho, antes da apresentação, o Botafogo havia anunciado que teriam duas contratações surpresas, que no caso foram o Zagueiro Roberto Dias e o Atacante Jonathan Belusso, o Botafogo começou os trabalhos físicos no dia 9 de dezembro de 2014.

Temporada de 2015

O Botafogo garantiu a sua vaga na Copa do Nordeste de 2016, e na Copa do Brasil de 2016, sendo o segundo colocado do Campeonato Paraibano de 2015.

Na Copa do Nordeste de 2015, O Botafogo teve um desempenho abaixo do esperado, o Botafogo fez apenas 1 Ponto no Grupo D, com: Ceará, Fortaleza, River-PI e Botafogo-PB. E terminou com saldo de -5 gols, com isso o time paraibano não passou de fase.

O Botafogo se manteve na Série C com o desempenho de 2015, porém o Botafogo perdeu a chance de chegar ao mata-mata da Série C após um empate por 2 a 2 com o Fortaleza no Estádio Almeidão, os gols do Botafogo foram marcados por Gustavo (Pênalti), e por Jó de cabeça.

Preparação para a temporada de 2016

No dia 18 de dezembro de 2015, o Botafogo apresentou alguns jogadores para a temporada de 2016 para a sua torcida em um jantar realizado no Espaço Cultural, alguns jogadores não puderam comparecer ao evento.

O elenco anunciado contou com muitos jogadores conhecidos, e algumas apostas para 2016.

Os jogadores que chegaram a João Pessoa e já treinaram na Maravilha.

Preparação para a temporada de 2017

Na tarde de 1º de dezembro de 2016, o Botafogo apresentou 21 dos 30 jogadores para a temporada de 2017 na Maravilha do Contorno, que estava com as arquibancadas praticamente lotadas.[12] Os comandados confirmados de Itamar Schülle serão:

  • 15 jogadores remanescentes da temporada de 2016 (os goleiros Michel Alves, João Manoel, Edson e Andrezon; os zagueiros Plínio e Nildo; o lateral Gustavo; os volantes Djavan, Marcelo Henrique e Sapé; os meias Marcinho, Raphael Luz e Lukinhas; e os atacantes Warley e Rafael Oliveira),
  • 3 promovidos da base (o zagueiro Walber, o volante João Pedro e o meia Marquinhos);
  • 1 aprovado em seletiva (o atacante Biro-Biro); e
  • 11 contratados (o lateral-direito Gabriel Modesto; o lateral-esquerdo Carlos Renato; os zagueiros Bruno Maia, Gustavo Henrique e Charles; os volantes Amarildo, Robston e Higor Militão; o meia Tarcísio; e os atacantes Wanderson e Diogo Campos).

Dias depois, em 7 de dezembro, dois novos reforços foram confirmados: o lateral-direito Maranhão e o colombiano Sebastián Viáfara para jogar na lateral esquerda.[13]

No dia 20 de dezembro, o atacante Danilo Galvão, após recuperação de uma contusão e empréstimos a ASA e Águia de Marabá na temporada 2016, se reapresenta ao Botafogo-PB para a temporada 2017.[14].

No dia 20, o volante Djavan, um dos destaques do Botafogo-PB na temporada 2016[15], foi negociado com o Avaí.[16] Porém, no dia 03 de janeiro, a diretoria do Botafogo-PB afirmou que, apesar da negociação em andamento, o acerto ainda não está fechado e o jogador ainda está treinando no clube, podendo inclusive disputar a primeira partida do Campeonato Paraibano.[17] Uma semana depois, a direção do Avaí desiste da contratação.[18]

Ainda em dezembro, o lateral-direito recém-contratado Gabriel Modesto é dispensado pela diretoria após poucos dias no elenco, enquanto o também lateral-direito e também recém-contratado Maranhão desistiu, por motivos desconhecidos, de assinar contrato com o Botafogo-PB.[19] Para suprir a carência no setor, que passou a contar apenas com Gustavo, o "Belo" contratou o lateral-direito Diogo Rangel.[20] No mesmo dia, o clube anuncia a contratação de Luiz Paulo para a lateral esquerda.[20] No dia 09 de janeiro, a diretoria anuncia a contratação do lateral-esquerdo Fernandes.[21]

Campeão Paraibano 2017

O Botafogo fez uma campanha impecável no campeonato paraibano de 2017, foi líder geral da primeira fase do campeonato, venceu todos os jogos que foram disputados em Campina Grande. Venceu os seguintes times jogando na Rainha da Borborema: Serrano 1 X 2 Botafogo, Treze 0 X 1 Botafogo (Primeira Fase), Campinense 1 X 2 Botafogo, Treze 2 X 3 Botafogo (Final). O xerife terminou a primeira fase com 74,1 % dos pontos conquistados. E terminou a segunda fase invicto.No total o Belo sofreu apenas quatro derrotas. Destaque para Rafael Oliveira artilheiro do Brasil, o atacante foi considerado o craque do campeonato por votação entre diversos jornalistas, o atacante marcou 17 gols em 17 jogos faturando a artilharia do Campeonato Paraibano 2017 com média de 1 gol por jogo. Michel Alves com grandes defesas também foi considerado um dos principais responsáveis pelo 29 título do Belo.[22]

Títulos

   Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro - Série D 1 2013
INTERESTADUAIS
   Competição Títulos Temporadas
Torneio Paraíba-Pernambuco 1 1953
Torneio Paraiba-Rio Grande do Norte 2 1954 e 1964
ESTADUAIS
   Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paraibano 28 1936, 1937, 1938, 1944, 1945, 1947, 1948, 1949, 1953, 1954, 1955, 1957, 1968, 1969, 1970, 1975, 1976, 1977, 1978, 1984, 1986, 1988, 1998, 1999, 2003, 2013, 2014 e 2017
Torneio Inicio Paraibano 15 1937, 1940, 1941, 1946, 1949, 1960, 1961, 1962, 1967, 1970, 1978, 1981, 1989, 1991 e 1992
Copa Paraíba 1 2010

Outras Conquistas

  • Torneio Eunice Weaver: 1945.
  • Torneio Extra da FPF: 1947.
  • Torneio Quadrangular Governador José Américo de Almeida: 1951 e 1955.
  • Torneio Quadrangular Juscelino Kubitschek: 1958.
  • Torneio Aloizio Lira: 1963.
  • Torneio Quadrangular Festival da Bola: 1967.
  • Torneio Quadrangular Prefeito Damásio Franca: 1969.
  • Torneio Quadrangular Edme Tavares: 1970.
  • Torneio Governador Ernani Sátiro: 1971.
  • Torneio Carlos Pereira de Carvalho: 1972.
  • Torneio Paralelo (entre clubes nordestinos fora do Campeonato Brasileiro): 1975.
  • Torneio Quadrangular Governador Ivan Bichara: 1976.
  • Torneio Raiff Ramalho: 1978
  • Torneio Heleno Nunes: 1978
  • Taça ACEP: 1981.
  • Taça Mané Garrincha: 1983.
  • Torneio Seletivo para o Campeonato Brasileiro da Série C: 1999.
  • Torneio 1° de Dezembro: 1999.
  • Copa Verão: 2002.
  • Torneio Cidade de João Pessoa: 1966.
  • Torneio Quadrangular de João Pessoa: 1954.
  • Torneio da Amizade - João Pessoa/Campina Grande: 1955 e 1963.

Temporadas

Participações em 2017
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P  R 
Campeonato Paraibano 79 Campeão (28 vezes) 1934 2017
Copa do Nordeste 13 Quartas-de-final (1994 e 1999) 1994 2017
Campeonato Brasileiro 7 20º colocado (1980) 1976 1986
Série B 5 3º colocado (1987) 1972 1989
Série C 14 3º colocado (1988 e 2003) 1988 2017
Série D 1 Campeão (2013) 2013 2013 1
Copa do Brasil 14 Oitavas de final (2016) 1989 2017

Futebol profissional

Elenco atual

Jogador
1  Michel Alves
12  Edson 
24  João Manoel
Jogador Pos.
3  Plínio  Z
4  Bruno Maia Z
14  Gustavo Henrique Z
20  Walber  Z
21  Charles Z
22  Bennerick  Z
27  André Santos Z
29  Nildo Z
2  Gustavo LD
15  Lito LD
5  Jadson LE
6  Fernandes  LE
28  Luiz Paulo  LE
'  Carlos Renato  LE
Jogador Pos.
7  Djavan  V
8  Val V
16  Sapé V
26  João Pedro  V
31  Victor Feitosa V
'  Neto V
'  Higor Militão V
'  Magno V
10  Marcinho M
18  Michael  M
21  Lukinhas  M
23  Marquinhos  M
Jogador
9  Warley
11  Dico
17  Roger Junio
19  Rafael Oliveira
25  Fernandinho
30  Danilo Galvão
32  Biro-Biro
33  Wanderson
Nome Pos.
 Itamar Schülle T
Jogador
1  Michel Alves
12  Edson 
24  João Manoel
Jogador Pos.
3  Plínio  Z
4  Bruno Maia Z
14  Gustavo Henrique Z
20  Walber  Z
21  Charles Z
22  Bennerick  Z
27  André Santos Z
29  Nildo Z
2  Gustavo LD
15  Lito LD
5  Jadson LE
6  Fernandes  LE
28  Luiz Paulo  LE
'  Carlos Renato  LE
Jogador Pos.
7  Djavan  V
8  Val V
16  Sapé V
26  João Pedro  V
31  Victor Feitosa V
'  Neto V
'  Higor Militão V
'  Magno V
10  Marcinho M
18  Michael  M
21  Lukinhas  M
23  Marquinhos  M
Jogador
9  Warley
11  Dico
17  Roger Junio
19  Rafael Oliveira
25  Fernandinho
30  Danilo Galvão
32  Biro-Biro
33  Wanderson
Nome Pos.
 Itamar Schülle T

Jogadores Revelados

Jogador Clube Atual
Dudu Paraíba Śląsk Wrocław, Polônia
Raphael Barbosa de Freitas Picos-PI
Clóvis Bernardo de Souza Internacional-PB
Alisson Silva Rodrigues (Da Silva) São Bento-SP
Durval Sport-PE

Também no FANDOM

Wiki aleatória