FANDOM

Associação Chapecoense de Futebol
Chapecoense
#ForçaChape
Alcunhas: Chape
Verdão do Oeste
Chapeterror
Furacão do Oeste
Furacão Vencedor
História
Fundação: 10 de Maio de 1973 (44 anos)
Fundadores: Jovens desportistas obstinados a criação de um clube profissional para Chapecó
Estádio: Arena Condá
Hierarquia
Presidente: Plínio David de Nês
Treinador: Vagner Mancini
Outros
Patrocinadores: Caixa
Aurora
Material Esportivo: Umbro
Mascote: Índio
Competições: Campeonato Catarinense de Futebol
Copa do Brasil
Brasileirão
Primeira Liga
Copa Libertadores da América
Recopa Sul-Americana
Copa Suruga Bank
Torcida
Torcedor: Chapecoense
Títulos
Estaduais: Campeonato Catarinense de Futebol
(1977, 1996, 2007, 2011 e 2016)
Continentais: SulAmericana

Associação Chapecoense de Futebol

Tendo como nascimento a data de 10/05/1973, a Associação Chapecoense de Futebol, conhecida popularmente como Chape, é um clube brasileiro natural da cidade de Chapecó, Santa Catarina. Digna de uma ascensão meteórica no futebol brasileiro, o time passou da série D para a série A do Campeonato Brasileiro em apenas 6 anos. É considerada um dos cinco grandes de seu estado, juntamente com Joinville, Criciúma, Avaí e Figueirense.

Primeiros Anos

A Chape surgiu em um cenário aparentemente favorável: Sem grandes potências catarinenses na época, um clube que obtivesse alguma vantagem sobre os rivais e um pouco de sorte cresceria em larga escala. Até que moradores tiveram a ideia de fundir dois antigos clubes do município: o Atlético Chapecó e o Independente. Com o agrado da ideia, o clube logo ganhou apoio de empresários, motivados com a possibilidade de um clube que possa representar a cidade. Na década de 70, o time logo viria celebrar a primeira conquista: o Campeonato Catarinense, sobre o rival Avaí, possibilitando a disputa da elite do futebol brasileiro pelos anos de 1978/79. O segundo título estadual foi quase obtido, quando o clube perdeu a final para o Criciúma.

Século XXI

Na virada do século Verdão do Oeste sofreu uma grave crise sem precedentes: Rebaixada no estadual, voltou apenas com uma seletiva no ano seguinte, com os dois jogos da final empatados por 1 a 1. Com dívidas grotescas, o clube se renomeia Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet, usando um velho artifício, amparado pela legislação brasileira, de mudança de personalidade jurídica. Assim, o clube livrou-se das dívidas acumuladas. Em 2005, uma nova direção assumiu o compromisso de fazer o clube voltar aos trilhos. Dois anos depois, a Chape, mesmo desacreditada, conquistou o terceiro título catarinense. Logo em 2010, veio o Tetracampeonato e o começo da trajetória da ascensão verde nas divisões do campeonato Brasileiro.

O Grande Acidente

Com o crescimento repentino do clube em território nacional, a participação de um torneio internacional, como a Copa Sul-Americana, não foi desmerecida. O clube apresentou uma boa campanha em 2015, que se repetiu em 2016, de forma ainda melhor. Com uma equipe ainda mais estruturada, o Verdão do Oeste chegou à final da competição. Infelizmente, um grande desastre aéreo impediu a realização dos jogos. Todavia, o clube foi declarado campeão após a desistência do adversário Atlético Nacional, campeão da Libertadores de 2016.

ForçaChape

Uma Charge que Apresenta os Jogadores no Céu

Chape

Outra Charge que apresenta a comoção dos principais clubes brasileiros (mascotes) com o Índio, mascote da Chapecoense.