FANDOM

Arena da Amazônia
ArenaAmazonia.jpg
Arena da Amazônia
Características
Local: Manaus Bandeira do Brasil.png
Gramado: Bermuda (105 x 68 m)
Capacidade: 44.000 pessoas
Construção
Data: 2011 a 2014
Inauguração
Data: 9 de Março de 2014
Partida Inaugural: Nacional 2 x 2 Remo
Primeiro Gol: Max (Remo)
Recordes
Público Recorde: 40.322 pagantes
Data Recorde: 25 de junho de 2014
Partida Recorde: desconhecida
Outras Informações
Proprietário: Governo do Estado do Amazonas
Administrador: Governo do Estado do Amazonas
Mandante: Nacional
Brasil
Remo

Arena da Amazônia é um estádio de futebol localizado na cidade de Manaus.O local será uma das sedes da copa do mundo de 2014.

Antecedentes

Em 2005, logo após o anuncio do Brasil como candidato a sede da copa,o governador do Amazonas, Eduardo Braga anunciou a intenção de candidatar a cidade de Manaus para ser uma das sedes da copa a iniciativa contou com o apoio do vice-governador Omar Aziz, do prefeito de Manaus Serafim Correa alem de diversas personalidades da cultura, esporte e politica local. Em 2007, o projeto foi apresentado a uma comitiva da FIFA, que elogiou o projeto arquitetônico e a infraestrutura hoteleira da cidade.

Projeto

o projeto arquitetonico foi encomendado a uma empresa alemã e foi apresentado a uma comitiva que veio ao Brasil para inspecionar os estadios que seriam as provaveis sedes do jogo de abertura. Os detalhes da cobertura foram inspirados num cesto de palha utilizado pelos povos indígenas e ribeirinhos da região. Ela foi projetada para protegerá a parte externa das arquibancadas. Todo o processo se encaixará nas normas de sustentabilidade, que devem deixar um importante legado à região e ainda preservar a diversidade da Floresta Amazônica. As águas da chuva, por exemplo, serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para a irrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável. Por fim, algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio. Outra inovação da arena é a possibilidade de gerar energia através das placas de energia solar instaladas na cobertura.

Construção

Em 2009, o governo do estado promoveu uma licitação para o início das obras da arena. Três consórcios disputaram o certame: o consórcio liderado pela Odebrecht, outro liderado pela Camargo Correa e o terceiro liderado pela Andrade Gutierrez. Esta última venceu a licitação propondo um valor inicial de R$ 500.000.000,00.

O início das obras foi atrasado várias vezes devido a demora na liberação de um empréstimo junto ao BNDES. Enquanto isso, o antigo estádio era demolido e parte da antiga estrutura foi aproveitada em outros estádios.

As obras foram iniciadas em outubro de 2010 após sucessivos adiamentos devido à pendências não resolvidas junto aos órgãos competentes. Inicialmente foram erguidas as fundações das arquibancadas e dos vestiários. Mas as obras seguiram em ritmo lento até março de 2012, quando foram iniciadas as montagens das arquibancadas do anel inferior. Em outubro de 2012 foi à vez do anel superior. Enquanto isso, uma empresa portuguesa começava a fabricar as peças da cobertura. As pecas foram transportados em navios e começaram a chegar em Abril de 2013. No mês seguinte as peças foram transportadas em caminhões durante a noite por questões de logística, além da situação do trânsito da região. a montagem da cobertura foi iniciada ainda no mês de maio e levou cinco meses para ficar pronta. Ao mesmo tempo eram finalizadas o acabamento dos camarotes vestiários e cabines de transmissão. O gramado começou a ser plantado no segundo semestre.

Inauguração

O primeiro jogo da nova arena foi realizado no dia 9 de março de 2014, com a partida entre Nacional e Remo valido pela Copa Verde. Foram disponibilizados 20 mil ingressos para o publico, sendo que 8 mil foram destinados aos operários e os demais vendidos pela internet. Outros dois jogos foram realizados para conferir as instalações.

Controvérsias

Durante a construção do estádio, quatro operários morreram em decorrência de acidentes causados por falhas em equipamentos de segurança ou mesmo humana. Houve ainda a possibilidade de transformar o estádio em presidio de segurança máxima, mas a ideia dividiu opiniões.

"Lava-Jato"

Em 2015, a "Lava-Jato" descobriu que alguns contratos de estádios da copa foram superfaturados.

Copa do Mundo de 2014

A Arena Amazônia terá 42.377 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Ela receberá quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e servirá posteriormente como um grande pólo de atração turística para shows e eventos na região.

Data Horário Equipe 1 Placar Equipe 2 Rodada Público
14 de junho de 201419:00Inglaterra1 – 2ItáliaGrupo D
18 de junho de 201418:00Croácia4–0CamarõesGrupo A
22 de junho de 201418:00Portugal2–2EUAGrupo G
25 de junho de 201417:00SuíçaHondurasGrupo E

Pós copa

Com o fim da copa, a arena se tornou subutilizada, recebendo eventos de menor porte. Existe a possibilidade de entrega da concessão para um consórcio privado. Atualmente, o governo do estado gasta R$500.000 por mês. O primeiro jogo após o fim da copa foi realizado no dia 16 de setembro entre oeste e vasco valida pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Referências

Fonte: Fifa

Também no FANDOM

Wiki aleatória