FANDOM

Andrea Pirlo
Andrea Pirlo
Informações Pessoais
Nascimento 19 de Maio de 1979 (38 anos)
Cidade Natal    Brescia, Bandeira da Itália
Morte    1,77m
Posição Volante
Nacionalidade Italiana
Informações do Clube
Clube Atual Juventus Bandeira da Itália
Número 21
Clubes de Juventude
1985–1988
1988–1992
1994–1995
Flero Bandeira da Itália
Voluntas Bandeira da Itália
Brescia Bandeira da Itália
Clubes Profissionais
Anos Clubes Jogos(Gols)
1995–1998
1998–2001
1999–2000
2001
2001–2011
2011–
Brescia Bandeira da Itália
Internazionale Bandeira da Itália
Reggina (emp.) Bandeira da Itália
Brescia (emp.)
Milan Bandeira da Itália
Juventus Bandeira da Itália
49(6)
40(0)
30(6)
10(0)
401(41)
158(19)   
Seleção Nacional
2002- Itália Bandeira da Itália 113(19)

Andrea Pirlo é um futebolista italiano que atualmente joga como volante pela Juventus.

Pirlo é conhecido por genial movimentação em campo com dribles curtos e maestria em assistências, além disso é um dos melhores jogadores de futebol da Italia e do mundo, dono de um preciso remate de media-longa distância, é especialista em bola parada, é considerado pela FIFA como maior passador de bolas da década. e também ele é um dos líderes da Azzurra.

Carreira

Brescia

Iniciou sua carreira em 1992 nas categorias de base do Brescia atuando como atacante. Jogou como profissional nas temporadas 1994-1995 na primeira divisão do Campeonato Italiano onde foi rebaixado. Disputou ainda as temporadas 1995-1996 e 1996-1997, em que se tornou destaque e levou sua equipe de volta à elite do futebol italiano.

Internazionale de Milão

Em 1998 Pirlo se transferiu para a Internazionale de Milão, juntando-se a Ronaldo e a Clarence Seedorf. Todavia, não obteve muitas oportunidades e foi emprestado para o Reggina no ano seguinte.

Em 2000, Pirlo voltou a Internazionale, mas voltou para seu clube de origem por empréstimo. Seu vínculo na Inter se encerrou na temporada 2000-2001.

Milan

Andrea Pirlo Imagem 2

Pirlo atuando pelo Milan

Em 30 de junho de 2001, Pirlo transferiu-se para o grande arquirrival da Internazionale, o Milan, por cerca de 18 milhões de euros. Devida a sua excelente técnica do começo de carreira jogando como atacante, passes precisos, cobranças de falta magistrais e uma tranquilidade tamanha com a bola no pé, Pirlo foi recuado e se encaixou perfeitamente no meio-campo do Milan, onde foi fundamental na conquista de vários títulos. Dentre esses títulos destacam-se a Liga dos Campeões da Europa 2002–2003, a Liga dos Campeões da Europa 2006–2007 e os Campeonatos Italianos das temporadas 2003-2004 e 2010-2011.

Porém, desde a Copa do Mundo de 2006, competição em que, na opinião de muitos, foi o grande jogador da Itália na campanha do título mundial, não manteve a regularidade esperada e colecionou várias lesões. Na temporada 2010-2011, Pirlo resolveu não renovar seu contrato com o Milan.

Juventus

Andrea Pirlo Imagem 3

Pirlo atuando pela Juventus

Em Maio de 2011, Pirlo acertou seu vínculo pela Juventus. Como o contrato do atleta com o Milan havia terminado, o volante foi contratado a custo zero pela equipe de Turim. Devido as diversas lesões, Pirlo chegou desacreditado na Juventus, mas, felizmente para os torcedores, pode estar em campo em 37 dos 38 jogos do time na temporada 2011-2012. Por vim, o Juve de Pirlo, que jogava no 4-3-3 e as vezes no 3-5-2, conquistou o scudetto da temporada.

Na temporada 2012-2013, Pirlo continuou mantendo sua boa forma física e técnica, cobrando faltas de forma perfeita, dando ótimas assistências e marcando gols. Com 3 assistências, o camisa 21 ajudou sua equipe a avançar para a fase mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. Apesar de cair nas quartas de final da competição para o Bayern de Munique (time que viera a vencer a competição), a "Velha Senhora" conquistou o 2º scudetto consecutivo.

Seleção Italiana

Desde 1994 Pirlo fazia parte das seleções de base da Itália. O atleta foi o único italiano a disputar duas Olimpíadas, em 2000 e 2004, ano em que também disputou a Eurocopa pela seleção principal.

Andrea Pirlo não foi à Copa do Mundo de 1998 por ser considerado na época ainda muito jovem e porque a Azurra tinha nomes como Albertini, Di Livio, Roberto Baggio, Vieri e Del Piero, o que para a torcida italiana parecia um absurdo a não convocação dele e de Francesco Totti, depois da decepcionante participação naquela Copa.

Andrea Pirlo Imagem 4

Pirlo comemorando seu gol contra Gana na Copa do Mundo de 2006

Na Copa do Mundo de 2006, Pirlo foi titular absoluto e um dos jogadores mais importantes para o esquema do então treinador da azzurra, Marcello Lippi. Fez o gol de estreia da Itália na Copa do Mundo de 2006 contra Gana, no dia 12 de junho de 2006, e ganhou o título de "Homem do Jogo Budweiser" (dado ao melhor atleta da partida) três vezes: no primeiro jogo, contra Gana; na semifinal, vitória por 2x0 sobre a Alemanha; e na final, vitória por 5x3 na disputa por pênaltis contra a França, após o empate em 1x1. O volante também recebeu da FIFA, o título de Bola de Bronze (dado ao 3º melhor jogador do mundial), o que para vários especialistas foi uma tremenda injustiça, pois ele teria sido o melhor jogador da competição.

Copa do Mundo de 2010

Diferentemente da Copa do Mundo anterior, na Copa do Mundo de 2010 a azzurra teve um papel pífio, sendo eliminada na fase grupos da competição. Pirlo, por sua vez, só pôde entrar no segundo tempo do último jogo da equipe devido a uma contusão.

Copa do Mundo de 2014

Na primeira partida da azzurra na copa do mundo no Brasil, Pirlo, assim como todo o time, fez uma boa partida. Acertou uma linda cobrança de falta no travessão do gol do goleiro inglês Joe Hart, e deu um belo "corta luz" para Claudio Marchisio ficar livre parar bater pro gol e marcar o primeiro da seleção na competição. Todavia, a Itália não foi muito longe no torneio. Em sua segunda partida, diante da Seleção Costariquenha de Futebol, Pirlo fez uma partida que se resumiu a lançamentos para Mario Balotelli, que sempre caiu em posição de impedimento. Contra o Uruguai, Pirlo não apareceu muito no jogo e depois de estar atrás no placar, foi um dos poucos que tentou fazer algo para reverter a eliminação.

Títulos

Milan
Juventus
Seleção Italiana

Prêmios Individuais

  • Melhor cobrador de faltas: 2006, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
  • Melhor meio-campista do mundo: 2006, 2008, 2011
  • Oscar del Calcio 2012: Melhor Jogador
  • Oscar del Calcio 2013: Melhor Jogador da Serie A
  • Maior Passador de bolas do mundo (FIFA)
  • Segundo Melhor Jogador da Eurocopa: 2012
  • Equipe do ano UEFA: 2003, 2004, 2006, 2007, 2012
  • Terceiro Melhor Jogador da Copa do Mundo: 2006
  • Melhor meio-campista da Serie A: 2012
  • Melhor jogador italiano Serie A: 2012
  • Pallone d'Argento: 2011-12
  • Pallone Azzurro: 2011-12
  • ESM Equipe do ano: 2011-12
  • Melhor equipe da Serie A: 2011-12, 2012-13
  • FIFA Bola de Ouro de 2013: 10º Colocado
  • FIFA Bola de Ouro de 2012: 7° Colocado

Curiosidades

Também no FANDOM

Wiki aleatória