FANDOM

Anderson Vital da Silva
Dedé Imagem 1
Dedé comemorando um gol com a camisa do Vasco da Gama
Informações Pessoais
Data de Nascimento: 01 de Julho de 1988 (29 anos)
Cidade Natal: Volta Redonda Bandeira do Brasil
Nacionalidade: Brasileira
Altura: 1,93 m
Site Oficial: nenhum
Informações Profissionais
Período em Atividade: 2008 -
Clube Atual: Cruzeiro Bandeira do Brasil
Número: 26
Posição: Zagueiro
Clubes Profissionais: 2008-2009
Volta Redonda Bandeira do Brasil
2009-2013
Vasco da Gama Bandeira do Brasil
2013-
Cruzeiro Bandeira do Brasil

Anderson Vital da Silva, mais conhecido como Dedé, é um futebolista que atualmente joga no Cruzeiro como zagueiro.

Carreira

Volta Redonda

Depois de uma rápida passagem pelas categorias de base do Fluminense, onde foi dispensado por indisciplina, Dedé foi para o Volta Redonda. Em 2008, subiu para o time profissional para disputar o campeonato carioca. Devido as suas boas atuações, Dedé foi contratado pela Vasco da Gama em 2009 por um valor de 984,4 mil reais, junto ao amigo Robinho.

Vasco da Gama

2009

No Vasco da Gama, ganhou seu primeiro título como profissional no mesmo ano em que foi contratado, 2009, a série B do campeonato brasileiro. Todavia, pouco foi aproveitado da equipe titular.

2010

Em 2010, Dedé continuava sem receber chances como titular do Vasco e sua dispensa era dada como certa. Mas, em um jogo contra o Vitória, válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, o zagueiro foi escalado devido à falta de zagueiros em condição de jogo no grupo e, apesar da eliminação da equipe no torneio, se destacou. Visto isso, teve seu contrato renovado até o final do ano. A partir de então, Dedé se tornou titular absoluto do Vasco e em Outubro do mesmo ano, teve seu contrato renovado até 2014. Em Dezembro, conquistou o Prêmio Craque do Brasilerão como o melhor zagueiro pela direita.

2011

Ele foi um dos mais difíceis zagueiros que enfrentei.

Neymar sobre Dedé

Em 2011, com a chegada de Anderson Martins, Dedé fez, para muitos torcedores do Vasco, a maior dupla de zaga dos últimos 10 anos do clube. Ao lado de Anderson Dedé conquistou a Copa do Brasil e fez com que o Vasco se tornasse uma das defesas menos vazadas. Já ídolo, Dedé passou a ser chamado por seus fãs como Dedé o Mito e Dedéckenbauer. A pressão era grande para que o atleta fosse convocado por Mano Menezes para fazer parte do grupo da seleção brasileira.

Senti muito a saída do Anderson Martins

— Dedé

Em Novembro de 2011, já sem Anderson Martins como companheiro de zaga, Dedé completou 100 jogos pelo Vasco da Gama, em um jogo contra o Universitário do Peru válido pela Copa Sul-Americana. No jogo, o zagueiro balançou as redes duas vezes, se tornando o melhor em campo na vitória do Vasco por 5 a 2. No entanto, Dedé foi eliminado pela Universidad de Chile na semi final da competição. Time esse que na época era apelidado como "Barcelona das Américas".

Paralelo à Copa Sul-Americana, Dedé ajudou o Vasco da Gama no campeonato brasileiro, onde terminou em segundo lugar. 2011 para muitos foi o melhor ano do zagueiro com a camisa do clube carioca. Com o término do campeonato, Dedé foi eleito o melhor zagueiro pela direita e o "craque da galera".

2012

O ano de 2012 começou bem para Dedé. Em uma partida válida pela semi final do campeonato carioca contra o rival Flamengo, o zagueiro anulou todas as ações de Vágner Love. Todavia, teve uma grave lesão pouco tempo depois e desfalcou seu time na fase final da Libertadores. Para muitos torcedores do Vasco, se Dedé estivesse presente na partida contra o Corinthians o time da calina não seria eliminado. Após voltar de lesão, Dedé não conseguiu manter as boas atuações de 2011, tendo falhado em vários lances relativamente fáceis e tendo feito faltas desnecessárias.

2013

Em 2013, Dedé ainda tentava recuperar sua melhor forma técnica. Sua melhor partida no ano com a camisa do Vasco da Gama foi no dia 2 de Março, onde marcou 1 gol de cabeça pela semifinal da Taça Guanabara do campeonato carioca contra o Fluminense.

A saída de Dedé do Vasco pegou muitos torcedores de surpresa. Mesmo não vivendo sua melhor fase, o atleta foi vendido para o Cruzeiro para que o clube da colina pudesse pagar dívidas. Não escondendo sua paixão pelo Vasco da Gama, Dedé, em uma entrevista, criticou fortemente o departamento de marketing do clube e deixou bem claro que foi obrigado a aceitar a proposta de transferência.

Cruzeiro

Dedé numa negociação que girou em torno de 14 milhões de reais, além de alguns jogadores cedidos de graça para o Vasco, consolidando-se como a transferência mais cara na história do clube mineiro, foi anunciado oficialmente no Cruzeiro no dia 17 de Abril de 2013. O zagueiro marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro logo em sua segunda partida. Posteriormente, foi campeão brasileiro pela "raposa", ajudando o clube a fazer uma das melhores campanhas no brasileirão de pontos corridos. Na partida contra o Vasco pediu para não jogar por que não queria atuar contra seu ex clube. Sendo assim, teve seu nome cantado pela torcida do Vasco no Maracanã.

Seleção Brasileira

Com a camisa da seleção Brasileira, Dedé conquistou o Superclássico das Américas de 2012.

Títulos

Vasco da Gama
Cruzeiro

Também no FANDOM

Wiki aleatória